Médica explica diferença entre as inflamações e o porquê a rinite alérgica piora na estação das flores

Coceira no nariz, espirros constantes, coriza e olhos irritados. Esses sintomas se tornam ainda mais típicos durante a estação atual, a primavera. Quem sofre são as pessoas que possuem rinite alérgica, que têm a saúde afetada não só por ácaros e poeiras, mas também pelo cheiro das flores. Há, porém, uma falta de informação por parte da população sobre as diferenças entre rinite e sinusite, por se confundirem os sintomas.

A otorrinolaringologista Roberta Gerber explica que rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, já a sinusite consiste nos seios da face, chamados paranasais, inflamados. As principais semelhanças são congestão e secreção nasal.

Conforme a médica, também há diferenças entre os dois problemas respiratórios. “Temos que pensar que o problema é um quadro de sinusite quando há alguns outros sintomas, como secreção purulenta e espessa, proveniente do nariz, ao ter a sensação de peso na face, um quadro de resfriado que está se arrastando e que os sintomas pioram depois do quinto dia ou depois de 10 dias eles não melhoram”, exemplifica.

Há também outras alterações causadas pela sinusite. “Piora da congestão nasal com a sensação de nariz entupido, e também quando nós temos uma mudança do olfato, ou ele diminui ou a gente tem uma percepção de cheiro ruim no nariz”, esclarece.

Os tratamentos indicados variam muito, segundo Roberta. “Precisamos primeiro fazer uma identificação correta do tipo de rinite. Muitas pessoas acham que todas são alérgicas e isso não é verdade, existem vários tipos. Primeiro precisamos fazer um diagnóstico, para depois fazermos a intervenção indicada”, indica.

O mesmo deve-se considerar quando se fala em sinusite. “Se for aguda, tem um tipo de tratamento, se for crônica, outro. Muitas vezes precisamos utilizar antibióticos, anti-inflamatórios, tratamentos tópicos no nariz e, em casos crônicos, precisamos indicar inclusive cirurgia”, menciona.

Para melhorar, ou até mesmo evitar quadros de rinite e sinusite, é possível realizar cuidados diários em casa. “Uma das coisas que é imprescindível, simples e eficiente, é fazer lavagem nasal com soro fisiológico. Para quem não sabe fazer, é importante conversar com o seu médico, entender um pouquinho melhor como se faz. Mas fazer lavagem no nariz de rotina, principalmente para quem tem esses quadros de rinite e sinusite, é indispensável para evitar a piora dos sintomas”, frisa a otorrinolaringologista.

Na primavera, de acordo com Roberta, o que acontece muito é a piora no quadro dos pacientes que têm rinite alérgica, principalmente os que são alérgicos a pólen. “Por isso que é tão comum as pessoas que tem reclamarem um pouco mais. É importante também dizer que um paciente que tenha rinite e não trate de maneira adequada, pode evoluir para um quadro de sinusite”, finaliza.