A casa histórica e patrimônio cultural de Bento Gonçalves onde nasceu o ex-presidente do país Ernesto Geisel foi entregue na sexta-feira, 20, para a comunidade. O prédio que foi revitalizado vai abrigar a Junta de Serviço Militar e o Memorial Geisel, que aborda o período que a família viveu no município, com fotos do acervo do Museu do Imigrante e do Arquivo Histórico.

O processo de revitalização preservou as características arquitetônicas da edificação e as intervenções que foram realizadas foram: substituição de condutores pluviais, limpeza e manutenção de calhas; reforma e substituição de forros internos e beirais danificados; instalação de vasos sanitários e pias de banheiros com torneiras; substituição de esquadrias de madeira, reformas nas danificadas e pintura nas esquadrias de metal; execução de instalações elétricas conforme projeto elétrico; e a pintura interna e externa preservando as características originais e pintura de cercamento.

Em alguns ambientes, manteve-se o cobrimento da alvenaria original além de se deixar “janelas didáticas” nos revestimentos para visualizar o modo como a alvenaria fora feita. Essas “janelas didáticas” são partes em que a alvenaria não recebe cobrimento (reboco novo) em determinadas áreas, porém recebe cobrimento de água repelente a base de silicone sem alterar a aparência da superfície.

A Junta de Serviço Militar e o Memorial Geisel passam a funcionar no local, a partir de janeiro.