O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) decidiu parcelar a revisão das tarifas do transporte intermunicipal proposta pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs). A aplicação ocorrerá em duas etapas com valores idênticos nos dias primeiro de julho e primeiro de dezembro. O valor total é de 18,9% para as linhas que utilizam as estações rodoviárias e 22,2% para as modalidades comuns com embarque ao longo do percurso.

A decisão de dividir os índices ocorreu nesta semana durante reunião do Conselho de Tráfego do Departamento. “Os conselheiros entenderam a importância de acatar a revisão tarifária da Agergs, porém entraram em consenso quanto a necessidade de minimizar os impactos do aumento na vida dos usuários”, diz o diretor de Transportes Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann.

Hagemann destaca que a iniciativa da agência é prevista em lei e resulta de um estudo feito por um corpo técnico multidisciplinar que considerou todo o cenário do sistema de transporte. “Os números são expressivos, mas esse tipo de análise não era feita desde 2000, por isso muitos insumos e indicadores estavam defasados. Não cabia ao Conselho de Tráfego grandes questionamentos e sim ajustar da melhor forma possível esses índices”, resume.

Fonte: Ascom Daer
Foto: Divulgação