A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – AMESNE realizou sua reunião mensal. O encontro que ocorreu no dia 29 de maio, em Farroupilha teve como foco a temática “Saúde” e contou além da presença dos Prefeitos que compõem a associação, também dos secretários municipais da Saúde.

O encontro iniciou com uma apresentação do Hospital de Câncer de Barretos, que agora se chama Hospital de Amor, e através do Dr. Cleyton Dias Souza relatou os trabalhos e parcerias realizadas por essa instituição que atende pessoas do país inteiro. Sua excelência no cuidado com pessoas acometidas por câncer se deve a alguns fatores como: possuir um quadro de médicos dedicados, humanização no atendimento, trabalho de assistência ligado ao ensino e a área da pesquisa, buscando sempre inovações para os tratamentos das doenças e a parceria com a sociedade civil, que auxiliam nos custos de manutenção dos hospitais e parcerias internacionais que tornam o Hospital de Amor referência no mundo inteiro.

O objetivo de trazer o case do Hospital de Barretos para a reunião da Amesne, a convite do Prefeito de Farroupilha Claiton Gonçalves, foi sensibilizar os prefeitos da região para intensificar o trabalho na prevenção da saúde, em especial aos casos de câncer.

A reunião seguiu com apresentação do Presidente da Amesne e Prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, informando a todos sobre os trabalhos que estão sendo realizados em nome da Associação para buscar uma solução para as cirurgias de alta complexidade na área de traumatologia, que geram uma fila de espera de anos para muitos pacientes. Ficou evidenciado que devido as exigências nas documentações e procedimentos de atuação, dificultam que os hospitais se credenciem junto ao Ministério da Saúde para realização dessas cirurgias pelo SUS, por isso busca-se uma interferência, além da Secretaria da Saúde do Estado, inclusive com o Ministério da Saúde.

Foi informado oficialmente que o município de Dois Lajeados também faz parte da Amesne, somando assim 35 cidades que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste.

Os prefeitos aproveitaram a reunião para compartilhar as dificuldades que os municípios veem enfrentando devido as manifestações decorrentes da greve dos motoristas, como falta de combustível, alimentos, merenda escolar, medicamentos, ração para os animais e muitos prejuízos para indústria, comércio e agricultores.

E por fim foi realizada a posse da nova diretoria da Amesne composta pelos seguintes prefeitos:

  • Presidente: Waldemar De Carli (PMDB – Veranópolis)
  • 1º Vice-Presidente: Volnei Minozzo (PSB – Nova Prata)
  • 2º vice-Presidente: Guilherme Pasin (PP – Bento Gonçalves)
  • 1ª Secretária: Maria Amélia Arroque Gheller (PMDB – Serafina Correa)
  • 2º Secretário: Ronaldo Boniatti (PSDB – Nova Pádua)
  • Tesoureiro: Valdir Fabris (PDT – Guaporé)

Foto: Leticia Ana Fracasso