o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulga, nesta terça-feira, 16, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Para conferir as notas é preciso acessar a Página do Participante na internet, no endereço enem.inep.gov.br/participante.

Treineiros, no entanto, terão que esperar mais um pouco. Aqueles que que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas, por ainda não ter concluído o ensino médio, só conhecerão as notas em março.

Ainda segundo o Inep, o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. Ao todo, a edição 2023 do Enem contou com a participação de pouco mais de 3,9 milhões de estudantes.

A nota do exame é usada para seleção nas principais instituições públicas de educação superior no Brasil, por meio do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, e do ProUni, o Programa Universidade para Todos.

Instituições privadas também consideram o Enem para selecionar estudantes.

As notas do exame são usadas como critério único ou complementar dos processos seletivos de faculdades e universidades provadas e servirem de parâmetro para acesso ao Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, algumas instituições ensino de Portugal possuem convênio com o Inep e aceitam notas do Exame em seus processos de admissão.