O município de Bento Gonçalves será o único, além de Caxias do Sul, a receber a urna contendo as relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus. O objeto, que contem parte do fêmur e um dos pés da santa francesa, chega à paróquia Santo Antônio, no final da manhã do dia 18 de março e permanece até as primeiras horas de quarta-feira, 19.

Desde o ano passado, as relíquias de Santa Teresinha percorrem o país, visitando cidades e locais onde estão os frades carmelitas e as irmãs carmelitas. Em Caxias do Sul, o Carmelo do Menino Jesus existe há mais de 70 anos e, por isso, as relíquias chegam à região. O anúncio da vinda à Bento Gonçalves ocorreu na noite de segunda-feira, 19, durante a divulgação das ações de comunicação da 146ª Festa de Santo Antônio.

Após a chegada da urna, no dia 18 de março, está prevista, ao meio-dia, a celebração de uma missa no Santuário Santo Antônio. Às 18h ocorre outra celebração com a participação da juventude e com a bênção das rosas, tradicional símbolo utilizado por Santa Teresinha, às 20h. Nos intervalos, os frades carmelitas estarão no Santuário explicando sobre as relíquias e trabalhando a espiritualidade da santa, que morreu aos 24 anos, tornando-se doutora da Igreja. Haverá a récita do Terço em alguns horários e também a oração das “Completas”, isto é, a oração do final da noite às 21h30min e posterior fechamento do Santuário.

A despedida das relíquias será no dia 19 de março, no início da manhã. O Santuário reabre a partir das 4h e às 6h, encerra-se o momento da passagem histórica.