A relação dos classificados em primeira chamada no Vestibular de Verão 2019 da Universidade de Caxias do Sul será divulgada até quarta-feira, 28. O concurso foi realizado no domingo, 25, em oito unidades universitárias (nos campi em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Nova Prata, Guaporé e São Sebastião do Caí).

A matrícula dos classificados em primeira chamada será realizada no dia 30 de novembro, conforme cronograma disponível no site da UCS.

No concurso deste domingo, os candidatos dos grupos G1 (Medicina) e G2 (Medicina Veterinária e Odontologia) realizaram prova de Redação, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Conhecimentos Gerais, Biologia e Química; e os candidatos dos grupos G3 (demais Bacharelados) e G4 (Licenciaturas) realizaram a prova de Redação.

Redação

Na redação, os candidatos puderam escolher uma entre três propostas apresentadas. Nas três possibilidades, os candidatos tiveram que dissertar sobre temas atuais e antenados com o cotidiano de jovens e adolescentes, explica a Pró-Reitora Acadêmica, professora Nilda Stecanela. A prova de redação é realizada por todos os vestibulandos. E para a construção dos textos, os candidatos precisam ter um posicionamento crítico, baseado numa argumentação qualificada.

Conforme a coordenadora da Comissão do Vestibular, Valneide Azpiroz, além de conversarem com o mundo jovem, os temas de redação são relevantes para a sociedade e representam ganhos na medida em que levantam questionamentos junto aos vestibulandos. “Pertinência e relevância são dois termos que melhor descrevem as propostas de redação do vestibular”, explica.

Gabarito

A Universidade de Caxias do Sul divulgou o gabarito da prova do Vestibular de Verão no site da Instituição (www.ucs.br) a partir das 19h30min deste domingo (25 de novembro).

Foto: Claudia Velho