Em preparação para as placas padrão Mercosul, o DetranRS suspende os serviços de registro de veículos e correlatos nesta segunda-feira, 17. Somente neste dia não haverá atendimento nos Centros de Registro de Veículos Automotores (CRVAs). Na terça-feira, 18, o atendimento será normal, já com as novas placas sendo colocadas.

Precisam colocar a nova placa veículos novos (primeiro emplacamento), em processo de transferência de município ou de propriedade, em mudança de categoria, e, ainda, aqueles que necessitarem substituição das placas por avaria, perda ou furto. Os demais veículos não têm data-limite para adaptação e podem circular com as placas atuais (cinza).

O procedimento para emplacamento começa e termina no CRVA. Com a autorização para confecção da placa em mãos, o proprietário do veículo deve procurar uma das empresas estampadoras credenciadas junto ao Denatran e solicitar a placa. A listagem das empresas credenciadas pelo Denatran, homologadas pelo Serpro e cadastradas no DetranRS estará disponível no site www.detran.rs.gov.br.

Com a placa em mãos, o proprietário do veículo deve voltar ao CRVA para a colocação da placa e a autorização para expedição do documento. O preço da placa não é determinado pelo DetranRS, mas regulado pelo mercado.

A mudança para as placas padrão Mercosul atende à Resolução Mercosul 33/14, que criou o modelo único das placas para os países do bloco e está regulamentada nas resoluções 729, 733, 741, 745 e 748 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Fonte: Ascom DetranRS