Se você sofreu alguma ameaça, dano, perda, furto, roubo ou foi vítima de estelionato e precisa realizar o registro de ocorrência, o Rio Grande do Sul possibilita às vítimas o registro de ocorrência pela internet, através do portal “Delegacia Online”, que foi criado em 2002 e que visa facilitar o processo policial ao cidadão afetado. De acordo com o site delegaciaonline.rs.gov.br, é possível realizar a comunicação de 16 tipos de fatos, sem a necessidade de deslocamento até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Além da praticidade, o boletim de ocorrência é disponibilizado ao usuário em até duas horas.

De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, o documento tem a mesma validade que o registro que seria realizado no órgão físico. O site funciona 24 horas e os registros podem ser efetuados de qualquer local que possua acesso à internet, por meio de computadores, tablets ou smartphones (celular).

Com a utilização do canal online, o atendimento presencial em delegacias de polícia prioriza casos de maior gravidade e urgência.

Em Bento, registros online mantém grande números de atendimentos físicos

De acordo com o delegado da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves, Arthur Hermes Reguse, mesmo com a funcionalidade do portal na internet, os números de registro de ocorrência feitos na DPPA continuam ocorrendo em grande demanda. Segundo ele, os motivos pela não realização junto ao portal ocorrem pelo desconhecimento da população sobre a possibilidade ou em que o cidadão não possuir acesso à internet. “São fatores que fazem com que o a pessoa venha até a delegacia para registrar. Nossos policiais civis orientam sobre a possibilidade em efetuar o registro pela internet. Mesmo assim, efetuamos o trabalho quando o cidadão comparecer aqui. Em termos de volume, mesmo com a possibilidade online, o número continua alto”, garante.

A reportagem do Semanário entrou em contato com o setor responsável pelos indicadores na Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), a fim de conseguir os números de Boletins de Ocorrências Online, relativos ao município de Bento Gonçalves no ano passado. No entanto, até o fechamento da matéria, os dados não haviam sido enviados pela pasta.

Que tipos de crimes podem ser registrados pela Delegacia Online?

Ocorrências de perda, localização, localização de pessoas, roubo, acidente de trânsito sem feridos, furto, desaparecimento de pessoas, ofensas, maus-tratos contra animais, dano, abigeato, vias de fato, danos causados por fenômenos da natureza, ameaça, perturbação, violação de domicílio são os fatos que podem ser registrados utilizando a Delegacia Online.

Como funciona após o registro no site?

Depois de encaminhar o registro de ocorrência pelo site, os policiais civis da Delegacia Online encaminham um e-mail no endereço eletrônico informado no momento do registro, informando se o processo foi aceito ou não. Caso seja deferido, o cidadão poderá acessar o site da Delegacia Online, informar o seu número de protocolo (composto por 15 dígitos e informado durante o registro) e imprimir seu boletim de ocorrência oficial com autenticação digital.

Após, os registros de ocorrência noticiando crimes ou contravenções penais, após o deferimento, serão encaminhados para a Delegacia de Polícia que atende o local do fato para os demais procedimentos. O comunicante receberá, no e-mail fornecido durante o registro online, a informação sobre o local para onde sua ocorrência foi encaminhada.

Todos os fatos disponíveis para registros pela internet também podem ser registrados pessoalmente em qualquer Delegacia de Polícia. Outros fatos, crimes ou contravenções não disponíveis para registro neste site deverão ser registrados de forma presencial em uma Delegacia de Polícia.