Chegam no final da manhã desta quinta-feira, 25, mais 20,3 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus para serem aplicadas em moradores da Serra Gaúcha. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), após o recebimento de 219,2 mil doses do Ministério da Saúde na quarta-feira, 24.

Desse total destinado à região, 7.410 doses são da CoronaVac, fabricadas pelo Instituto Butantan, em São Paulo e 12.840 da Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia. Conforme a SES, as doses chegam em Caxias do Sul por volta das 11h e depois serão liberadas aos 49 municípios pertencentes a macrorregião.

De acordo com a prefeitura de Bento Gonçalves, ainda não há detalhes sobre a quantidade de vacinas que serão disponibilizadas para o município. Até o momento, a cidade já recebeu 7.690 doses e aplicou mais de 5,5 mil (1ª dose) e cerca de mil na segunda dose.

Conforme o governo do Estado, a orientação é de que as doses do imunizante da AstraZeneca sejam utilizadas na vacinação de idosos acima de 80 anos, com o objetivo de ampliar a faixa etária beneficiada nas cidades. Já as do Butantan deverão ser aplicadas na segunda dose para o público considerado de risco.

Foto: Divulgação SES