A região de Caxias do Sul, em que Bento Gonçalves integra, permaneceu na bandeira laranja do modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. As regras passam a valer nesta terça-feira, 8 de setembro e seguem até a segunda-feira, 14. Oito regiões do RS ficaram na bandeira vermelha e 13 foram consideradas como de risco epidemiológico médio.

De acordo com o Governo do RS, a piora em alguns indicadores, como o aumento de registros de novas internações confirmadas por Covid-19 e a proporção de casos da doença para cada 100 mil habitantes em algumas regiões, fez com que o mapa do Rio Grande do Sul se avermelhasse. No entanto, todas as regiões consideradas de alto risco de contágio já aderiram ao sistema de cogestão e poderão adotar protocolos próprios.

No total, são 17 regiões que integram a cogestão: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Erechim. As que estão classificadas em laranja podem adotar protocolos flexíveis, desde que não menos restritivos do que os de bandeira amarela.