Tombada pelo patrimônio histórico do Estado, a sede administrativa da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) teve a reforma concluída. O prédio completou 90 anos neste 2022. A obra de recuperação teve a substituição do telhado, de instalações elétricas, colocação de fibra óptica, implantação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas e pintura. O investimento somou R$ 6,69 milhões, feito com recursos próprios da Fase.

Situado no bairro Santa Tereza, na capital, o local já abrigou o asilo São Joaquim, integrante do complexo criado por padre Cacique para atender pessoas em situação de vulnerabilidade no início do século passado. Desde 2013, o conjunto arquitetônico da Fase (que inclui a área arborizada na avenida Padre Cacique e o prédio do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique), é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae).

A obra teve a organização do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce), com apoio da equipe da Diretoria Socioeducativa, Gabinete da Presidência e da SJSPS. Esta edição reúne 51 trabalhos e teve a participação de 49 adolescentes.

O presidente da Fase explicou que o objetivo da mostra foi apresentar o trabalho socioeducativo realizado pela fundação em seus diferentes eixos. “Fizemos questão de não fazer apenas a inauguração do prédio, mas mostrar a socioeducação. Dessa forma, organizamos a exposição das oficinas onde cada unidade está apresentando algum material que produz. Esses momentos precisam ser eternizados como prática, assim como ocorre com o livro, um espaço onde os jovens possam se expressar, dizer o que sentem, suas expectativas de vida”, acrescentou.

Fonte: Governo do Estado