Período entre competições é recheada de contratações, empréstimos e transferências de jogadores

Ao longo das disputas de 2021, os principais clubes gaúchos com visibilidade nacional tentaram cumprir suas metas dentro de campo, como Juventude, Internacional e Grêmio, que participaram da Série A do último Brasileirão. Independente de onde cada time chegou, o elenco pode ser ajustado e esse período entre competições é a janela que as equipes têm para melhorar sua qualidade com a chegada ou saída de atletas diferentes.

Desde o fim de dezembro, os clubes já estão de olho nas possíveis contratações, transferências e empréstimos que podem fazer. Além do cenário brasileiro, outros países também ficam atentos para jogadores de elencos gaúchos.

Reforços no Ju para a temporada

O time da Serra, Juventude, conseguiu o seu objetivo de 2021, permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, ficando na 16ª colocação. O Alviverde não tem vaga para disputar a Copa Sul-Americana, portanto, focará no Gauchão, Copa do Brasil e Série A de 2022.

Alguns reforços já chegaram à equipe de Caxias, como o atacante Hélio Borges, que já teve passagem pelo Palmeiras. Além dele, o goleiro César, ex-Londrina, e o meia Rodrigo Bassani, que estava no Figueirense, também já foram anunciados pelo clube. Um novo zagueiro chegou ao Juventude, Danilo Boza, que atuou no Santos em 2021, e foi contratado até 2025.

Além das novas chegadas, alguns outros atletas entraram no radar do Alviverde para possíveis contratações. Esse é o caso do jovem atacante do Flamengo, Thiago Fernandes, que está sendo sondado. O lateral-esquerdo Moraes, do Atlético-GO, também está sob avaliação

Inter passar por ampla mudança

O Internacional ficou posicionado na 12ª colocação do Brasileirão Série A de 2021, um resultado que poderia ter sido melhor com algumas vitórias a mais para o clube. Pensando nisso, o time de Porto Alegre está buscando uma reformulação grande no elenco e já realizou mudanças importantes.

Como um dos destaques do elenco técnico, o treinador uruguaio Alexander “El Cacique” Medina foi contratado para comando o Colorado durante este ano. Alguns atletas também já deixaram o clube, como é o caso de Marcelo Lomba, que foi para o Palmeiras, Vinícius Melo, entrou no Charlotte FC, Ramon, que integra agora o Alético-GO e Diego Aguirre, que acertou sua saída do elenco.

Demais jogadores como Edenílson, Patrick e Yuri Alberto estão na mira de outras equipes e têm a possibilidade de saírem do time. Patrick, que ficou conhecido como Pantera, está no radar do futebol mexicano e na lista do São Paulo e Fluminense.

Diego Souza permanece no Grêmio

O tricolor não conseguiu permanecer na Série A do Brasileirão e foi rebaixado para a B da disputa nacional. Além dessa competição, o Grêmio também terá a Copa do Brasil e o próximo Campeonato Gaúcho para disputar. Pensando nisso, as mudanças do time estão sendo feitas de maneira bastante estratégica.

Uma das principais recontratações do Imortal foi o atacante Diego Souza, que chegou a ser liberado, mas foi chamado de volta nesta semana. O presidente do clube, Romildo Bolzan Jr., disse em entrevista a uma rádio que o comprometimento do centroavante e a falta de alternativa no mercado foram as justificativas da permanência.

Outros atletas também já foram anunciados para o elenco, como é o caso dos laterais Nicolas, do Athletico, e o colombiano Orejuela. O zagueiro Bruno Alves deixou o São Paulo e acertou com o clube por empréstimo até junho de 2023.