Hoje, treze de julho de 2016, quarta-feira, me dou conta de que faltam apenas 171 dias para acabar o ano. Que, na verdade, nem começou ainda, se considerarmos os sete meses que trabalhamos de graça, somente para pagarmos os impostos.

É compreensível. Se não fosse isso, como é que nossos políticos iriam suprir suas carências megalomaníacas? Como fariam sem jatinhos, jetons, carrões, mansões, “piscinões”, sem contas gordas em paraísos fiscais, como aplicariam em Commodities Investment Trust, como viveriam no luxo, se nós, lixo, não lhes fornecêssemos recursos para tal?

Treze (13), para alguns, é número de azar, portador de coisas más. Para outros, sugere transformação, renovação e transmutação.

Julho, cuja origem tem a ver com Júlio César, o imperador romano, significa férias para alguns; indicativo de reta final para outros.

Juntando, temos o treze (13) de julho, onde, numa breve retrospectiva da história, vamos encontrar fatos interessantes.
Vocês sabiam, por exemplo, que, em 1822, por proposta de José Bonifácio, D. Pedro I foi iniciado na Maçonaria?

Que em 1901, Santos-Dumont fez um passeio de balão ao redor da Torre Eiffel e que depois caiu?

Que a primeira copa do mundo começou em 1930, e que o Brasil ficou em 6º lugar, tendo como artilheiro “Preguinho”, filho do escritor Coelho Neto? Aquele mesmo que escreveu que “a mulher deve ser lentamente decifrada, como o enigma que é: encanto a encanto”.

Que Frank Sinatra gravou seu primeiro disco em 1939?

Que, em 1943, terminava a batalha de Kursk, que envolveu seis mil tanques, dois milhões de homens e cinco mil aeronaves, com os alemães sendo vencidos pelo Exército Vermelho?

Que, em 1968, a brasileira Martha Vasconcellos foi eleita Miss Universo, aparecendo deslumbrante, na revista “O Cruzeiro”, top da época?

Que John Lennon fez sua última aparição televisiva em 1975, onde tocou “Imagine”?

Que, em 1985, 13 de julho foi batizado como o Dia Internacional do Rock, tendo como motivação o fim da fome na Etiópia?

Que o filme “Ghost: Do Outro Lado da Vida” chegou aos cinemas em 1990, na mesma data em que foi instituído “O ECA” – Estatuto da Criança e do Adolescente?

E que hoje, 13 de julho de 2016, o vulcão Bromo entrou em erupção, sendo fotografado cuspindo cinzas a uma altura de 1,2 km de altura, na cidade de Probbolingo, na Indonésia?

Treze de julho pode, portanto, evocar sentimentos diversos. Para mim, antes de tudo, lembra o dia em descobri o real significado de maternidade. Inesquecível o 13 de julho de 1975… Nevava na serra gaúcha…