Compreender e fazer o bom uso das redes sociais na propagação do Evangelho. Esse foi o norte da terceira edição do evento “Caminhando com os Jovens”, que ocorreu no sábado, 6 de julho, na comunidade de Santo Antão, reunindo 120 adolescentes de todo o setor da juventude da região pastoral de Bento Gonçalves. Com o tema “Rede Sociais: Ide e Evangelizai a todas as criaturas”, o encontro propiciou aos adolescentes, momentos de integração e de debates sobre a importância das tecnologias no cotidiano.

Conforme o padre Luís Carlos Conci, da Paróquia Santo Antônio, os jovens precisam compreender melhor o bom uso das ferramentas disponíveis nas redes sociais para praticar o bem, que é reflexo do Evangelho de Jesus. “É nosso objetivo trabalhar junto aos movimentos e aos grupos de toda pastoral juvenil. E o resultado foi uma alegria, pois recebemos 120 jovens e pudemos oferecer a eles um sábado diferente, com um tema significativo para nosso objetivo que é evangelizar”, Para o sacerdote, o encontro foi produtivo, pois cumpriu o papel resolutivo, a qual o evento se propunha: responder os questionamentos da juventude e apontar um caminho, dentro da doutrina da Igreja. “O encontro foi muito produtivo, e destacamos muito que o mundo virtual é real e o jovem precisa cuidar do coração”, finalizou o sacerdote. trouxe e ajudou a juventude a compreender que o mundo virtual é real e o jovem precisa cuidar do coração”, garante.

Fake News e a importância de verificar os conteúdos

O encontro também contou com a participação da jornalista Andréia Lara dos Santos. A comunicóloga conduziu o debate levando aos jovens a reflexão sobre os desafios encontrados no mundo virtual para divulgar o evangelho. “É preciso intensificar a responsabilidade de quem utiliza as redes sociais. A juventude precisa saber dos perigos que ali existem e dos prejuízos e traumas que a disseminação de postagens falsas; as famosas fake news e perfis falsos, causam na vida das pessoas. Como contraponto, apresentamos caminhos para uma melhor experiência nas redes sociais, utilizando de suas ferramentas para compartilhar boas iniciativas, instigando a produção de conteúdos embasados em ações e políticas públicas de bem que remetem aos ensinamentos de Cristo”, pontuou Andréia.

A profissional buscou ainda quebrar o paradigma de que para evangelizar nas redes sociais é preciso publicar tão somente frases bíblicas. “A Bíblia deve ser a base da espiritualidade e da fé Cristã, no entanto, é importante observar que o ato de evangelizar também está no exercício de se colocar no lugar do outro, de acolher, sorrir, amar, respeitar, de promover e participar de campanhas solidárias”, observa.

Religião e comunicação juntas

Na parte da tarde, um painel contou com  participação do padre Norberto Luíz Coltro, da Paróquia Cristo Rei e da assessora de Comunicação das Pastorais da Diocese de Caxias, jornalista Ana Murtele, que complementaram o tema da parte da manhã. “Na juventude, ainda estamos nos descobrindo, e sofremos aquela pressão do: eu tinha que… eu devia ser…. para sermos aceitos pelos demais, quando na verdade, devemos ser o que somos, pois é assim que Deus nos vê e nos ama. E nas redes sociais, pensar bem se naquele espaço que é real, minha postagem não vai magoar outras pessoas que ali estão, pois do outro lado do smartphone existe uma pessoa com sentimentos” pontua Ana.

Coltro chamou a atenção para o cuidado ao se relacionar nas redes sociais. “Ter milhões de amigos em uma FanPage não significa que todos estarão prontos para te ajudar no momento em que realmente precisares. É preciso ter cuidado nas escolhas de suas amizades e também o que vai compartilhar com elas. As aflições e dificuldades diárias, em primeiro lugar devem ser comunicadas aos pais, ou alguém da família, ou aquele amigo real, pois serão essas pessoas que estarão do seu lado.” afirma o sacerdote.

O evento encerrou com um vídeo testemunhando a presença de Deus lançado por Andréia, como um desafio para os internautas e jovens, evangelizarem nas redes sociais com seus testemunhos ou ações que contagiem os demais para uma onde do bem, ou seja, do evangelizar os ensinamentos de Cristo Jesus. O vídeo tem a hashtag #CaminhandoComOsJovens.

https://www.facebook.com/andreialara.santos/videos/2759234457480561/?t=2

No 3 Caminhando comOs Jovens foi lançado o desafio de evangelizar comOs meios modernos , Facebook no caso, gravando um vídeo ! Desafio 3 amigos : Hsnete Janete Elias, Lucas Antônio Mazzochini e Antônio Baggio Guisti!

Publicado por Luis Carlos Conci em Domingo, 7 de julho de 2019