Cadastramento on-line de estudantes segue até o final de fevereiro

A rede pública municipal de ensino informatizou, ainda em novembro do ano passado, o método para novas matrículas de alunos nas escolas. O novo sistema, desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação de Bento Gonçalves (CTEC), busca agilizar o atendimento à população e diminuir o período de espera nas filas. A ferramenta possibilita a solicitação de novas inscrições para os ensinos fundamental e médio. A plataforma foi avaliada positivamente pela equipe da secretaria de Educação, já que mais de 1,6 mil alunos foram cadastrados. Além disso, há um estudo para ampliar o projeto para outras modalidades, como rematrículas e educação infantil.

Conforme a Pasta, o período de inscrições seguiu até 1º de dezembro e contou com 1.661 inscrições. No entanto, até o dia 28 de fevereiro, o link estará disponível no site da prefeitura para aqueles que ainda não realizaram o cadastro.

Para a secretária-adjunta da pasta, Adriane Zorzi, o processo foi considerado tranquilo, onde o público pode corresponder de forma afirmativa, pois, segundo ela, o sistema possibilita realizar a matrícula de maneira segura. “Com ele, evitamos filas de famílias aguardando por uma vaga na porta das escolas. As pessoas tiveram a possibilidade de utilização do telecentro na Biblioteca Pública, o que facilitou para quem não possuía acesso”, afirma. Conforme Adriane, foram recebidas diversas manifestações em apoio a nova ferramenta, pois permite acessá-la de qualquer lugar.

Ainda, segundo a secretária-adjunta, em trabalho conjunto com a CTEC, vem sendo estudado o sistema, com vistas ao aperfeiçoamento do site, para que, nos próximos anos, a realização de outros procedimentos sejam possibilitados através da ferramenta on-line. “Queremos oferecer, além das matrículas, as rematrículas e a possibilidade para a educação infantil”, garante.

Cadastro e ajustes ocorrem até fevereiro

Segundo a Secretaria, os ajustes às famílias que já realizaram a inscrição e não foram contempladas com a vaga devem aguardar até fevereiro, quando a equipe realizará os procedimentos necessários para a adequação dos inscritos.

Para todos aqueles que realizarem a matrícula online, é preciso atenção na hora da confirmação do cadastro.

Conforme a pasta, se a inscrição for feita por meio de um computador, a mesma deve ser impressa. Caso for realizada por telefone móvel, deve-se fazer um Print Screen da tela. Em ambos os casos, será gerado o relatório de inscrição com número de protocolo, data e horário que é necessário se apresentar no educandário para efetuar a matrícula.