O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) inicia nesta semana, a recuperação do trecho da ERS-431 que está em meia pista no quilômetro 12,2, em Monte Belo do Sul. O pavimento se encontra danificado desde junho deste ano, após um intenso período de chuvas que atingiu a Serra.

De acordo com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, no primeiro momento, os servidores da autarquia selaram as rachaduras da pista. Mas o problema persistiu e o maciço da rodovia cedeu devido ao acúmulo de água. “Apenas uma restauração é capaz de restabelecer o trânsito e garantir a segurança dos motoristas, por isso fizemos um decreto de emergencialidade para o trecho”, explica.

Por meio do decreto, foi contratada a empresa Thales Transportes e Construções, que receberá R$ 1,8 milhões pela recomposição do aterro e do pavimento. As obras vão do entroncamento com a BRS-470 (para Bento Gonçalves) até a ponte sobre o Arroio Santa Bárbara. As atividades devem ter a duração de seis meses. Porém, o cronograma pode sofrer alteração conforme as condições climáticas.