Os trabalhadores do Censo 2022 alegam sofrer com más condições de trabalho, sendo alvos, até mesmo, de ameaças e agressões

No início da tarde desta quinta-feira, 25 de agosto, o Portal Nacional de Educação (PNE) divulgou a informação de que recenseadores, ao redor de todo o Brasil, farão manifestações amanhã, 26. Além dos protestos, os pesquisadores do Censo 2022 também ameaçam entrar em greve em 1º de setembro, caso o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não tome atitudes referentes às condições de trabalho.

Ainda de acordo com o PNE, esses trabalhadores que atuam na coleta de dados de lares brasileiros estão sentido dificuldades em exercer suas atividades por conta de diversos fatores. Os recenseadores alegam sofrer com ameaças, agressões, assédios, deslocamento para áreas perigosas, falta de divulgação da coleta, divergência de informações entre o treinamento e a prática e ausência da ajuda de custo.

Os atos de sexta estão marcados para ocorrer a partir das 9h. No Rio Grande do Sul, a manifestação ocorrerá na Capital, em Porto Alegre, Na Av. Augusto de Carvalho, bairro, 1205 – Praia de Belas.

Até o começo desta semana, cerca de 43 milhões de pessoas já responderam ao questionário que compreende o Censo de 2022.