Dois recém nascidos foram salvos por soldados da Brigada Militar após engasgarem-se com leite materno em Bento Gonçalves. Os fatos ocorreram em diferentes regiões da cidade entre a sexta-feira, 13, e a madrugada de domingo, 15. Conforme os registros divulgados pela Sala de Operações da Brigada Militar, nos dois casos, os policiais militares aplicaram a Manobra de Heimlich para desobstruir as vias áreas das crianças.

O primeiro caso foi por volta das 21h40min, na sexta-feira, 13, quando pais de um bebê, que residem no bairro Santa Helena acionaram a Brigada Militar, pedindo socorro. De imediato, uma guarnição do Policiamento Comunitário foi acionada e compareceu na residência, localizada na rua Pedro Koff. Até chegarem no local, os policiais orientaram a família a realizar os procedimentos iniciais. Em cerca de três minutos, três guarnições chegaram à casa e encontraram o pequeno Antony, de apenas 19 dias, roxo e sufocado com o leite. Ao realizar os procedimentos, a criança voltou a respirar.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e levou a criança para atendimento médico no Hospital Tacchini.

O segundo registro ocorreu no final da madrugada de domingo, 15, no bairro Vila Nova, quando por volta das 5h, os pais do pequeno Caleb, de apenas oito dia, acionaram o Centro de Operações, relatando a mesma situação. De imediato, dois policiais se deslocaram até a casa da família, e realizaram a manobra que possibilitou a desobstrução das vias aéreas da criança.

O bebê também foi encaminhado ao Hospital Tacchini para realização de exames.