A Receita Federal vai liberar a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, a partir das 10h de segunda-feira, 24. As informações foram confirmadas na terça-feira, 18. Conforme o órgão, o pagamento deste lote será realizado no dia 31 deste mês. As consultas dos contribuintes contemplados são liberadas, via de regra, uma semana antes da data prevista para o pagamento de cada lote.

Os dois primeiros lotes, pagos em 31 de maio e 30 de junho, apenas beneficiaram grupos prioritários como idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, contribuintes com maior fonte de renda no magistério e aqueles sem prioridade legal, mas que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo pagamento via Pix.

Após o terceiro lote, restam ainda mais dois lotes da restituição de 2023 que deverão ser pagos em 31 de agosto e 29 de setembro. Para saber quanto e os valores a serem recebidos, a Receita Federal libera os detalhes uma semana antes das datas de pagamento, através do portal Meu Imposto de Renda.