Desculpe, mas este termo não existia. Agora foi criado por mim. Você não vai encontrá-lo no dicionário nem no Google. Também não vai encontrá-lo em livros. Este fenômeno é da economia de um país, reflete muitos desajustes nas políticas econômicas adotadas por seus governantes na esfera federal, principalmente.

Explico: normalmente, nas economias, existe o crescimento, quando o PIB cresce; a estagnação, quando o PIB fica estável; a estagflação, quando o PIB fica estagnado com inflação; e agora a receflação, que é a recessão com inflação.

Quando um país cresce, é normal ter um pouco de inflação pois o mercado está a todo vapor. Quando um país fica estável, a inflação normalmente tende a ser baixa pois há um equilíbrio entre oferta e procura. Um determinando baixo nível de inflação até pode aparecer com a estagnação devido a alguns fatores específicos como gastos públicos, contas externas, valor do dólar, etc. Mas estar em recessão e com inflação, a receflação, é coisa de país muito desestruturado. Não deveria acontecer pois a baixa compra de produtos deveria fazer os preços baixarem.

Mas no Brasil existe. É o momento atual, onde o PIB diminuiu uns 4% no ano passado, há a previsão de outros 2-4% de redução neste ano e ainda a inflação está alta. Ou seja, estamos em recessão com inflação. Isto é muito ruim e estranho. Quase impossível. Mas, por aqui, nada é impossível.
O que explica a receflação por aqui?

Estamos com todos os maiores governantes do país na corda bamba: a presidente Dilma, lutando contra um impeachment; o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, o do Senado, Renan Calheiros sendo processados por suspeitas de corrupção; o rombo das contas públicas do ano passado foi de R$ 120 bilhões; o Brasil está perdendo a credibilidade internacional tendo sua nota rebaixada por todas as 3 maiores empresas de investimento do mundo; o governo federal está perdido; o dólar subiu 50% no último ano deixando o povo 50% mais pobre comparados com os outros países; a presidente não mostra plano nenhum para o futuro; cada dia tem um novo escândalo de corrupção; os brasileiros lembram do passado de inflação e aumentam os preços dos produtos cada vez mais; o governo não pode aumentar os juros ( receita para baixar a inflação ) pois quanto mais altos os juros e o governo devendo tanto, maior ainda é o rombo nas contas públicas.
Ou seja, todo brasileiro está desconfiado.

Solução: obrigatoriamente reduzir o tamanho do governo e trocar o modelo populista/socialista implantado pelo PT. Isto significa cortar custos e privilégios, melhorar a gestão governamental federal, estadual e municipal, desburocratizar a administração pública, privatizar empresas estatais, apostar em parcerias com países desenvolvidos e não com Cuba, Venezuela, Bolívia, reduzir impostos, terminar com o déficit previdenciário, tirar dos políticos a importância que eles têm hoje e apostar na educação.

O problema é que o governo federal está fazendo justamente o contrário.
Bem, continue apostando em você. Crie alternativas e invista na sua carreira e empresa. Sei que está cansado(a) mas olhe para frente pois você tem que resistir. Não espere pelos governos. Sei que consegue.
Faça isso e sucesso.