Com prazo para recadastramento até 2022, pouco mais da metade dos eleitores realizaram o procedimento biométrico em Bento Gonçalves. Os dados atualizados nesta terça-feira, 17, mostram que 52,10%, o que representa 46.391 votantes, compareceram ao Cartório Eleitoral e realizaram a atualização. Atualmente, 89.039 eleitores estão aptos para votar na Capital do Vinho.

Para realizar o processo, o eleitor deverá comparecer ao Cartório Eleitoral da 8ª Zona, na rua General Góes Monteiro, 91, bairro São Francisco, de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia, munidos de documento de identidade e comprovante de residência. O sistema de agendamento do atendimento, disponível no site do TRE-RS, também agiliza esse processo. A ferramenta informa, ainda, se os cidadãos precisam ou não comparecer aos postos de atendimento, bem como se há alguma multa a pagar por ausência a eleições anteriores.

Além de Bento, o município de Farroupilha também realiza o recadastramento. Até o momento, dos pouco mais de 55 mil eleitores, cerca de 64%, já realizaram o procedimento, o que representa 36.058 votantes.

Diferentemente de Bento, a cidade vizinha poderá realizar a atualização até o dia 11 de dezembro de 2019. Quem não fizer o recadastramento dentro do prazo terá o título de eleitor cancelado e será impedido de tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos.

Entre os transtornos, também estão restrições no CPF, o que poderá também acarretar em dificuldades para realizar cadastro em benefícios federais. Além dessas restrições, outros transtornos causados pelo cancelamento do título de eleitor estão previstos no artigo de número 7 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965).