O reajuste do benefício do Programa Bolsa Família poderá chegar a 50%, conforme estime o ministro da Cidadania, João Roma. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 28, durante entrevista. Segundo Roma, a previsão é de que uma medida provisória informando o aumento seja publicada no início de agosto. No entanto, a definição do reajuste deve ocorrer após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Conforme Roma, a intenção de aumentar em até 50% o valor do benefício partiu do presidente da República, Jair Bolsonaro. No entanto, a proposta precisa ainda ser discutida com a área econômica do governo. “O valor médio do programa será tratado com a área econômica mais à frente. O presidente falou em reajuste de 50% (em relação ao Bolsa Família). Pretendemos isso ou até mais”, pontua.

Até o final do ano, o governo pretende lançar um novo programa de transferência de renda, que irá substituir o Bolsa Família. A ideia é unificar os benefícios em um único programa e ampliar o alcance a cerca de 17 milhões de famílias. Hoje, o Bolsa Família beneficia cerca de 14,5 milhões de brasileiros.