No fim da tarde desta quinta-feira, 31 de março, em solenidade no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, Eduardo Leite transmitiu o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Sul para Ranolfo Vieira Júnior, até então vice-governador e secretário da Segurança Pública.

Ranolfo assumiu após a renúncia de Leite, que esteve à frente do Executivo gaúcho por três anos e três meses. Em seu discurso, Ranolfo falou sobre a continuidade do projeto de governo. “Serão nove meses pela frente. O tempo de gestar uma vida. E a vida deste Estado é uma obra em contínua gestação e construção. Usaremos esse tempo com responsabilidade, sabedoria e discernimento, procurando manter cada peça desta engrenagem em perfeito funcionamento. Entrego a vocês minha lealdade, meu espírito servidor e toda a minha dedicação como governador dos gaúchos”, disse Ranolfo.

Nascido em Esteio em 7 de abril de 1966, Ranolfo Vieira Júnior é servidor público há 36 anos. É casado com Sônia há 26 anos e pai de três filhos: Guilherme, Gustavo e Gabriela. Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em 1996, ingressou na Polícia Civil em 1998, como delegado. Escolheu começar a carreira em Rio Grande, cidade com o maior índice de criminalidade entre as delegacias disponíveis da época. Dirigiu o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) por seis anos e liderou importantes operações de combate à criminalidade no Estado.

Foi Chefe de Polícia do RS por quatro anos, quando criou o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e presidiu o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. Foi Secretário de Segurança Pública de Canoas entre 2017 e 2018, período em que a cidade reforçou a estrutura na segurança e implementou a guarda municipal armada, reduzindo a criminalidade e não registrando nenhum latrocínio.

Fonte: estado.rs.gov.br

Foto: Felipe Dalla Valle