A quinta-feira, 19, será marcada pelo tempo firme e seco em toda a Serra Gaúcha. A previsão é de céu limpo e predomínio do sol na maior parte do Rio Grande do Sul, com temperaturas que podem chegar próximas dos 40ºC em algumas regiões. No entanto, a meteorologia prevê mudança no tempo e retorno da instabilidade ainda na noite de hoje.

Na região, o sol surgiu logo cedo, com temperaturas agradáveis nas primeiras horas da manhã. No entanto, o calor deve aumentar consideravelmente com o passar das horas. Em Bento Gonçalves, a quinta-feira, deverá ser uma das mais quentes registradas neste período de inverno, podendo chegar aos 35ºC. As mínimas na Capital do Vinho devem ficar em 19ºC.

As temperaturas de verão ocorrem devido uma área de baixa pressão que está concentrando umidade e calor. Além disso, um fluxo de calor vindo do interior do país e também a presença de ventos quentes que estão sob o quadrante norte, ajudam na elevação dos termômetros.

De acordo com a meteorologia, a instabilidade retorna ao Estado ainda nesta noite, podendo ocorrer ventos intensos de até 60 quilômetros por hora. Além disso, a chegada de uma nova frente fria provoca chuvas e trovoadas ao longo da noite e na madrugada de sexta-feira, 20, causando temporais e a queda nas temperaturas.