Evento visa valorizar e reconhecer a qualidade dos queijos produzidos artesanalmente em todo o país; dois empreendimentos de Bento e um de Carlos Barbosa foram premiados

Em uma competição nacional, que reuniu mais de mil queijos inscritos, a região foi destaque e conquistou, pelo menos, 15 prêmios na sexta edição do Prêmio Queijo Brasil. De Bento Gonçalves, a Casa da Ovelha e a Queijaria Valbrenta foram destaque, juntamente com a Granja Chichelero de Carlos Barbosa. No total, o Rio Grande do Sul conquistou 15 medalhas de ouro, 24 de prata e 17 de bronze, totalizando 56 medalhas. Este ano, o concurso nacional foi realizado em Blumenau, entre 7 e 9 de julho.

Dos empreendimentos de Bento Gonçalves, a Casa da Ovelha foi escolhida entre os medalhistas de ouro para a Seleção Queijista, lista de apenas 10 queijos eleitos por um painel de especialistas de todo o Brasil. Das 15 medalhas de ouro conquistadas por produtores gaúchos, três foram para queijos serranos, quatro para queijos coloniais e as demais para queijos autorais ou finos.

Já a Queijaria Valbrenta conquistou uma medalhe de ouro e duas de prata. A Granja Chichelero foi agraciada com uma medalha de ouro, quatro de prata e três de bronze.

A sexta edição do concurso teve como objetivo reconhecer e valorizar os produtores, incentivando a melhoria da qualidade dos queijos. O evento foi dividido em quatro etapas: prêmio, feira, palestras e o desafio “O Queijista”. Durante dois dias, os jurados seguiram uma metodologia especializada para avaliar a aparência, aroma, textura, sabor e adequação ao estilo dos queijos inscritos. As medalhas de Ouro, Prata e Bronze serão concedidas aos queijos participantes. Participaram queijarias inscritas que possuem qualquer tipo de registro sanitário, como SIM, SIE, SIF, SISBI e Selo Arte.

A relação completa dos vencedores da sexta edição pode ser conferida neste link.

Foto: Divulgação Seapi

Casa da Ovelha – Bento

Granja Chichelero – Carlos Barbosa

Queijaria Valbrenta – Bento Gonçalves