Com queda significativa no número de doadoras, o Banco de Leite Humano (Ama) do Hospital Tacchini enfrenta um período crítico em seu estoque de leite materno. A redução nas doações pode afetar no atendimento de bebês recém nascidos e internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da instituição que, segundo a instituição, segue com alta taxa de ocupação neste período do ano.

Segundo levantamento do Hospital Tacchini, atualmente, o banco de leite possui 17,5 litros do alimento disponível. A quantidade é suficiente para alimentar os pacientes internados pelos próximos sete dias. A situação é ainda mais grave, já que o número de mães, com possibilidade de doação, se reduz a duas em Bento Gonçalves, o que dificulta a ampliação do estoque.

O alerta também é dado pela nutricionista do Banco de Leite do Tacchini. Ela aponta o período de férias e o aumento da demanda pelo alimento como principais fatores que ocasionaram a crítica situação. “Com as famílias viajando, o número de doadoras naturalmente diminui. Precisamos urgentemente da colaboração da comunidade para repor os estoques e assegurar a melhor nutrição possível para os bebês prematuros”, afirma Graziela Zortéa.

Quem Pode Doar

As doações são realizadas diariamente, das 8h às 18h, diretamente no Banco de Leite, localizado no prédio do Hospital Tacchini. Qualquer mulher que esteja amamentando pode se tornar uma doadora de leite materno. Há também a possibilidade da coleta domiciliar, facilitada através de uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, responsável pelo recolhimento e transporte do leite até o hospital.

Informações sobre doações podem ser obtidas pelo (54) 3055 0303, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (54) 99237-1842.