A queda de cabelo é uma das queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos. Os cabelos exercem um papel psicológico de extrema importância para as pessoas. O diagnóstico correto e o início precoce do tratamento são importantes para evitar a progressão do quadro.

Existem várias causas de queda de cabelo. A alopécia androgenética (calvície) é uma das mais comuns e, embora ocorra mais frequentemente em homens, também afeta as mulheres. Nos homens a perda de cabelo tende a se concentrar na porção frontal e no topo do couro cabeludo e nas mulheres é um pouco mais difusa. Este tipo de queda envolve fatores de ordem genética e hormonal. Nas mulheres pode estar relacionada à síndrome dos ovários policísticos, bem como alterações nos níveis de hormônios masculinos, devendo ser realizada investigação adequada. Medicamentos tópicos como minoxidil e 17 alfa estradiol são boas opções para o tratamento. Quanto a medicações orais a finasterida ainda é a principal escolha para os homens. Já para as mulheres seu uso é mais restrito. Nos casos mais acentuados o transplante de cabelo também pode ser indicado.

Outras causas comuns de perda de cabelo são decorrentes de desordens nutricionais ( má alimentação, desnutrição, deficiência de ferro e zinco), endocrinopatias (diabetes descompensado, hiper e hipotireoidismo), colagenoses (lúpus e dermatomiosite), mulheres no pós- parto, pós cirúrgicos, pós tração excessiva dos cabelos, pós química capilar, além de estresse emocional e pelo uso de algumas medicações (anticoagulantes, retinóides, lítio, beta bloqueadores e estatinas).
A boa notícia para quem sofre de queda de cabelo é que há numerosas opções de tratamentos. Deve-se lembrar que a melhor escolha depende do diagnóstico da causa do problema. Para saber o tratamento mais indicado para o seu caso, procure um dermatologista, o médico especialista em pele, cabelos e unhas.

Dra. Juliana Gasperin
Dra. Mariane Stefani