Em 2017, o projeto criado e desenvolvido pela secretaria de Habitação e Assistência Social que visa mobilizar e arrecadar doações suficientes para atender famílias com o auxílio de material de construção para a realização de melhorias habitacionais alcançou a marca de 14 lares beneficiados.

Desde o ano de 2015, o município de Bento Gonçalves conta com o Banco de Materiais, que é regulamentado pela Lei Municipal nº 594/2015, o qual atende à população em situação de vulnerabilidade habitacional, garantindo, por meio do repasse de materiais de construção, condições dignas de moradia, de acordo com os seguintes casos: construção, reforma ou recuperação de moradia própria a fim de melhorar o nível de habitabilidade ou a recuperação de moradia em virtude de emergência e/ou calamidade.

Em julho de 2017 foi criado e lançado o Projeto “Habitação do Bem” que visa sensibilizar as pessoas físicas e jurídicas de nosso Município, para que doem materiais de construção, os quais podem ser usados desde que estejam em condições de uso (tais como madeira, telhas de brasilite, tijolos, cimento, areia, brita dentre outros), que tem em suas residências e não utilizam, para abastecer o Banco de Materiais de Construção do Município.

Ao todo o Departamento de Habitação realizou 30 visitas aos estabelecimentos comerciais para a divulgação do projeto, sendo que 15 participaram com doações, onde 14 famílias foram contempladas com o auxílio. O material recebido é registrado junto ao Estoque do Banco Municipal de Materiais de Construção, em livro específico de entrada e saída.

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Habitação da SEMHAS, Av. Osvaldo Aranha, 1479 – sala 102, bairro Cidade Alta, fone 3055-7362.