Prazo nacional termina em 2022; quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado

Quase metade dos eleitores de Bento Gonçalves ainda não realizaram o cadastro biométrico Junto ao Cartório Eleitoral, localizado na rua Góes Monteiro, bairro São Francisco. Mesmo não sendo obrigatório para as eleições do ano que vem, a Justiça Eleitoral salienta a importância do procedimento, pois nas eleições de 2022, quem não realizar a atualização poderá ter o título de eleitor cancelado e ficará impedido de votar nas próximas eleições, entre outras proibições.

De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Bento Gonçalves são 88.973 eleitores aptos a votar. Até o momento, 44.685 eleitores já realizaram a biometria, o que representa 50,22% do total. Conforme as informações da Justiça Eleitoral, sem o título de eleitor o cidadão fica impedido de receber benefícios sociais (ex. Bolsa família); votar nas próximas eleições; receber aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal; obter empréstimos; tirar passaporte; e fazer matrícula em instituições de ensino superior. Eleitores que desejam efetuar a atualização na zona urbana de Bento, devem entrar em contato pelo 3451-8688, das 10h às 17h ou pelo site do TRE.

Para agilizar o processo e aumentar os números de atualizações cadastrais, a Justiça Eleitoral fará um mutirão aos distritos de Bento Gonçalves. Até sexta-feira, 23, moradores de São Pedro poem realizar o procedimento na sede da subprefeitura, das 9h30min às 16h30min. Para efetivar o cadastro é preciso portar documento oficial com foto (RG, CNH, CTPS, Passaporte), CPF e comprovante de endereço atual (conta de água, luz ou telefone).

Já nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o cadastramento ocorre no Vale dos Vinhedos. Em setembro, entre o período de 4 a 6, o distrito de Faria Lemos é quem  deverá receber a equipe da Justiça Eleitoral para efetuar o processo. A meta do TRE para 2019 é cadastrar 2 milhões de eleitores com a tecnologia de leitura biométrica. Para isso, o órgão espera que os cidadãos compareçam em suas zonas eleitorais para o recadastramento.

Situação dos municípios da região

Carlos Barbosa – 99,71% – Processo Concluído
Caxias do Sul – 99,85% – Concluído
Cotiporã – 99,94% – Concluído
Farroupilha – 61,08% – Em Andamento
Bento Gonçalves – 50,22% – Em Andamento
Garibaldi – 99,86% – Concluído
Monte Belo do Sul – 99,83% – Concluído
Pinto Bandeira – 99,96% – Concluído
Santa Tereza – 99,94% – Concluído