Jornalistas, blogueiros, enófilos, sommeliers, proprietários de restaurantes e executivos dos setores de enogastronomia, hotelaria e turismo do Sul do país prestigiaram o lançamento do Dia do Vinho 2016, terça-feira, 22 de março, à noite, no restaurante PPKB, em Porto Alegre. A apresentação da próxima edição do evento, que ocorre entre 20 de maio e 5 de junho, atingiu público altamente especializado, que participava simultaneamente da etapa gaúcha do Circuito Brasileiro de Degustação (CBD), evento realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RS) que reuniu aproximadamente 300 pessoas. A programação do Dia do Vinho abrange 10 municípios da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, o polo vinícola da Campanha Gaúcha, além da Feira de Vinhos em Porto Alegre e do Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP).
Presidente do Ibravin, Dirceu Scottá sublinhou as características dos rótulos nacionais a serem apreciados com preços especiais durante as duas semanas de celebração. “O vinho brasileiro é elegante, alegre, descontraído, fácil de ser consumido”, observou.
Conforme a diretora executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato, a programação completa do Dia do Vinho 2016 deve estar disponível no novo site do evento até o início de abril. “O Dia do Vinho é um evento integrado que está se expandindo para todo o Brasil. E isso só é possível graças a todos os apoiadores. O comitê dos municípios e as entidades envolvidas fazem toda diferença. Pelo segundo ano consecutivo teremos duas semanas para celebrar o mundo do vinho”, concluiu.
Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).
A edição 2016 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque-SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos e patrocínio da Verallia.
Para conferir a programação completa acesse diadovinho.com.br.