Foi publicada, nesta sexta-feira, 22, a portaria 588/2017, assinada pelo secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, que institui a Relação Estadual de Plantas Medicinais de interesse do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul (Replame/RS). A iniciativa tem por objetivo resgatar, valorizar, ampliar e qualificar a utilização das plantas medicinais, além de promover ações para o uso da Fitoterapia nos serviços públicos de saúde.

“Essa portaria confere uma visão institucional aos recursos terapêuticos naturais que a população já adota, garantindo o acesso seguro e o uso correto de plantas medicinais e de fitoterápicos”, salienta Francisco Paz durante ato realizado na Secretaria Estadual da Saúde, na quinta-feira (21), em Porto Alegre.

A relação foi elaborada a partir de um trabalho de três anos de pesquisa por meio do Projeto de Implementação da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) – Projeto APLPMFito/RS – financiado com recursos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde. O estudo compilou levantamentos sobre as plantas medicinais mais utilizadas no Rio Grande do Sul, em 134 publicações de 1984 a 2015. A lista é composta por espécies vegetais nativas e exóticas que evidenciam eficácia e segurança de uso.

A coordenadora da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria estadual da Saúde, Sílvia Czermainski, explica que toda a revisão bibliográfica sobre as plantas feita pelos pesquisadores é coincidente com o seu uso popular. Ela cita que as espécies elencadas possuem recomendação para utilização como planta medicinal in natura, chá medicinal ou medicamento fitoterápico.

“Com a publicação da Replame/RS também haverá mais estímulo à pesquisa sobre plantas medicinais, priorizando as espécies nativas no Rio Grande do Sul”, afirmou a coordenadora. Constam na lista, espécies conhecidas popularmente como Marcela, Espinheira-santa, Carqueja, Pitangueira, Erva-de- bugre, Quebra-pedra, Guaco, entre outras.

Participaram do ato de assinatura da portaria, representantes da Emater/RS,  da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, de universidades,  consultores e integrantes do Projeto APLPMFito/RS  e da Coordenação de Política de Assistência Farmacêutica da SES/RS.