Quem de nós já não ouviu ou preferiu frases do tipo “psicólogo é coisa de louco” ou “precisar de ajuda de um psicólogo é para os fracos”?
Infelizmente, jargões e conceitos desta natureza ainda permeiam nossa sociedade.

O tratamento psicológico ou psicoterápico nada mais é do que o processo de aceitação de que as coisas podem não estar bem e que preciso mudar. O ambiente terapêutico é um espaço de autoconhecimento onde é ouvida e respeitada.

Aceitar que precisa de ajuda não significa ser fraco e, sim que devo parar de resistir e dispender esforços, para modificar algum comportamento que pode estar provocando dor psíquica.

Muitas vezes sofremos pela dificuldade de aceitar algo ou alguém, buscando mudança de outra pessoa, por exemplo, com base em convicções próprias e bagagem pessoal, na expectativa de que aja e se comporte como eu acredito ser o mais correto. Esse tipo de atitude normalmente gera frustrações e conflitos recorrentes, pela não capacidade do outro sujeito em conseguir atender os nossos anseios. A não aceitação das diferenças e a idealização de modelos pré-concebidos e perfeitos só causa dor para os dois lados, tanto para quem cobra, como para quem espera uma atitude diferente. Sem falar que normalmente aquilo que enxergamos no outro, nada mais é do que espelho de nós mesmos. A melhor solução para estes casos e buscar a mudança pessoal. Transferir e projetar expectativas eu diria que não é a melhor forma de solucionarmos nossos problemas. No processo terapêutico as mudanças acontecem, sejam de crenças, conceitos distorcidos ou comportamentos repetidos, que podem estar causando insegurança e sofrimento. O resultado do tratamento gera paz, satisfação, autoconhecimento e autorrealização.

Lembra daquele dito popular que diz: “aceita que dói menos”? Entender e aceitar que nossos enigmas podem ser difíceis de serem resolvidos sozinhos, pode ser o primeiro passo para o alcance de uma vida mais saudável, lembrando que o psicólogo também.

Leci Maria Soriano Bobsin Correia
Psicóloga clínica, professora e administradora