Quase 1,7 milhão de estudantes de 592 cidades de todos os estados do País farão, durante a manhã e a tarde deste domingo, 5 de agosto,  as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. O número de inscritos deste ano bateu recorde desde a criação do programa, em 2002, indica o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Encceja dá a jovens e adultos que não puderam terminar os estudos na idade adequada a oportunidade de obterem certificado de conclusão dos ensinos fundamental ou médio. Do total de interessados, 356 mil buscam diploma das séries iniciais e 1,3 milhão, o das finais. Os resultados serão divulgados em novembro deste ano.

O local em que cada estudante irá fazer a prova está disponível na Página do Participante. O exame será aplicado em todo o País, das 9h às 13h e das 15h30min às 20h30min, de acordo com o horário de Brasília. Os candidatos devem chegar com antecedência, já que os portões serão abertos uma hora antes e fechados quando faltarem 15 minutos para o início efetivo do teste.

É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto, como RG, passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) —  de preferência o que foi utilizado para a inscrição. Apesar de o exame ser gratuito, os inscritos que não comparecerem e não justificarem a ausência com documentos válidos terão que ressarcir o Inep se desejarem participar do Encceja 2019.

Para ambos os níveis de ensino haverá quatro áreas avaliadas, com 30 questões de múltipla escolha cada mais uma redação. De manhã, os estudantes vão fazer as provas de Ciências Naturais e Matemática (ensino fundamental) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (ensino médio).

Pela tarde, deverão ser respondidas questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia (ensino fundamental) e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias (ensino médio).

Tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, é possível receber o certificado de conclusão da fase, caso o participante acerte 50% das questões em cada prova objetiva e atinja nota cinco na redação, ou a declaração parcial de proficiência somente nas áreas em que alcançar o resultado suficiente.

A partir deste ano, o exame passou a ter quatro aplicações independentes, com datas distintas: o Encceja Nacional; o Encceja Nacional PPL, para estudantes que estão privados de liberdade ou cumprem medidas socioeducativas; o Encceja Exterior, para aqueles brasileiros que moram fora do País, e, por fim, o Encceja Exterior PPL, para brasileiros privados de liberdade no exterior. O Encceja Nacional PPL, Exterior e Exterior PPL serão aplicados em setembro. O Inep conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para realizar as provas fora do País.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Eugênio Barreto/Governo de Sergipe