Após três meses em suspensão, a prova de vida para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) volta a ser obrigatória na instituição para que se possa manter o pagamento do benefício. A exigência em questão já havia sido suspensa entre março de 2020 a maio de 2021 e retornou alguns meses neste ano, mas acabou por ser suspendida novamente.

Agora, segundo o INSS, com o retorno da prova de vida, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam cumprir com a exigência, entre janeiro e abril de 2022, porém , referentes ainda ao ano passado em que não foi feito. Já em fevereiro os pagamentos começarão a ser suspensos até cumprimento da prova.

Quando e como fazer

Divulgação/INSS

A prova de vida deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício do aposentado e pensionista. O procedimento pode, até mesmo, ser realizado nos caixas eletrônicos com uso de biometria ou presencialmente nas agências bancárias. Algumas instituições bancárias ainda trazem a possibilidade de realização através de internet banking ou aplicativo.

Aqueles idosos a partir de 80 anos ou que possuem dificuldades de locomoção podem pedir visita em domicílio. Para isso, é preciso agendar um horário através do telefone 135 ou pelo app Meu INSS.