A prova de vida para manutenção dos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltará a ser obrigatória a partir de junho. A informação foi confirmada na quinta-feira, 13, em portaria publicada pelo Ministério da Economia, no Diário Oficial da União. A partir do próximo mês, quem não realizar o procedimento terá o bloqueio no benefício.

Agora, em maio, cerca de 160 mil beneficiários serão afetados com a retomada das restrições. Estes, segundo o INSS, deveriam ter realizado a prova de vida em fevereiro do ano passado, antes do início da pandemia. Para evitar o corte, os beneficiários podem realizar a comprovação até 31 de maio.

Para evitar aglomerações nas agências bancárias, um calendário foi organizado pelo INSS. A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Calendário para a prova de vida