O encantamento lúdico que o teatro proporciona foi o grande aliado para promover o incentivo à leitura durante a série de três dias de exibição da peça teatral ‘A menina da biblioteca’, do projeto ‘Viajando Pelo Mundo do Teatro’. Entre os dias 25 e 27 de abril, alunos de seis escolas da rede municipal de Bento Gonçalves puderam acompanhar a apresentação artística e redescobrir as infinitas possibilidades do mundo das palavras.

No total, foram aproximadamente 1,4 mil alunos contemplados. O circuito de apresentações passou pelas escolas EMEF Professor Félix Faccenda, EMEF Professor Ulysses Leonel de Gasperi e EMEF Noely Clemente de Rossi na quarta-feira; EMEF Santa Helena na quinta-feira; EMEF Ouro Verde e EMEF Professora Maria Borges Frota na sexta-feira, encerrando a turnê deste mês.

Sucesso junto aos estudantes e positivamente avaliado pelas escolas, o circuito de apresentações segue sua temporada em maio, com atividades entre os dias 22 e 25. Nesse período, a Casa das Artes sediará cinco sessões da peça, nos turnos da manhã e tarde, recebendo diversos alunos das escolas municipais e estaduais, que terão a oportunidade de assistir ao espetáculo. A obra ‘A menina da biblioteca’ retrata as temáticas do teatro e da literatura, por meio de personagens que abordam essas duas importantes artes para o desenvolvimento crítico e cultural de crianças e adolescentes.

O projeto ‘Viajando Pelo Mundo do Teatro’ é uma realização do Ministério da Cultura/Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Orquidea e Crediare/Colombo. A promoção é do Centro da Indústria, Comércio e Serviço de Bento Gonçalves.

 

Público mirim na ExpoBento 2018

Além de enriquecer a rotina de aprendizado escolar com a apresentação das peças, o projeto ‘Viajando Pelo Mundo do Teatro’ traz outro benefício para os estudantes da rede pública: a distribuição gratuita de ingressos para a ExpoBento 2018. Cerca de seis mil convites devem ser entregues às escolas contempladas pela iniciativa. As entradas são válidas para qualquer dia da feira – que terá, em sua grade de atrações, diversas apresentações artísticas e culturais para o público infanto-juvenil. “Dessa forma, conseguimos oportunizar que os jovens venham a ExpoBento e aproveitem a programação de lazer e entretenimento. Assim, a feira cumpre importante papel social, facilitando a inclusão por meio da acessibilidade, gerando uma contrapartida positiva para a comunidade”, avalia o diretor-geral Leocir Glowacki.

A ExpoBento é a maior feira multissetorial do Brasil e em 2018 estará em sua 28ª edição. Desde 1990 a feira vem se reinventando, inovando e crescendo, a ponto de servir como referência para diversas outras. Realizada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a feira ocorrerá de 07 a 17 de junho de 2018.