Alunos, professora e uma agroindústria, foram selecionados para representar o município no evento que ocorre em outubro

Iniciado em 2020, o projeto de extensão “Análise dos rótulos de estabelecimentos cadastrados no Programa de Agroindústria Familiar do Município de Bento Gonçalves”, foi escolhido para se apresentar no Fórum Franco Brasileiro 2023, de 15 a 28 de outubro deste ano, na França. Coordenado pela professora Lúcia de Moraes Batista, a proposta tem caráter multidisciplinar e conta com a participação de bolsistas de cursos de nível médio e superior.

A Emater/RS-Ascar, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves e Prefeitura, estão trabalhando em conjunto na avaliação de rótulos de agroindústrias da Capital Nacional do Vinho. O objetivo central do projeto é realizar um trabalho junto à comunidade bento-gonçalvense, atendendo as agroindústrias familiares e contribuindo para a formação dos conhecimentos dos alunos do Campus Bento Gonçalves.

Fazem três anos, desde a pandemia de covid-19, que aproximadamente dez etiquetas de produtos são analisadas anualmente, totalizando 31 empreendimentos. “É realizada toda a revisão dos rótulos conforme a exigência da legislação e entregue ao produtor as adequações que ele tem que fazer. Assim, fica mais fácil para o agricultor encaminhar para a gráfica e fazer os ajustes, pois tem uma série de obrigações que ele tem que cumprir”, afirma o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Neiton Perufo.

Agroindústrias são avaliadas desde 2020

Com toda a repercussão positiva da iniciativa, o projeto foi selecionado para participar do Fórum Franco Brasileiro 2023, de 15 a 28 de outubro deste ano, na França. A princípio, cinco alunos e uma professora do IFRS vão participar, além de uma agroindústria. Como graduando, Perufo foi um dos escolhidos. “Estamos construindo os dados que serão apresentados, que foram levantados nestes três anos de projeto. E também já estamos fazendo um curso básico de francês que está sendo fornecido pelo IFRS de Minas Gerais, que também vai participar”, revela.

Além disso, a procura por ajuda financeira ainda está sendo realizada junto a entidades parceiras e instituições. “Queremos mostrar que a ação é uma coisa séria, estamos indo para representar o município e as agroindústrias familiares”, completa.

A professora colaboradora no projeto e responsável por acompanhar os estudantes no Fórum, Karina Rossini, destaca que as análises dos rótulos dos alimentos são uma importante fonte de informação disponível no momento da compra, devendo essas estarem sempre claras. “Além disso, fornece inúmeras informações importantes, permitindo um consumo consciente, a correta conservação do alimento, além de outras, como os ingredientes e quais destes podem causar alergia, gerando segurança para que o consumidor adquira o produto”, informa.

Karina ressalta que para garantir essa premissa, existem inúmeras legislações oriundas de diferentes órgãos normativos e esferas. “Elas norteiam o processo de rotulagem dos produtos, bem como, os fabricantes que devem estar cientes das obrigações legais e da segurança dos alimentos que produzem. Dessa forma, o projeto contribui para que as agroindústrias apresentem em seus rótulos, informações em conformidade com a legislação vigente e seguras ao consumidor”, completa.

Para ela, participar do Fórum Franco Brasileiro 2023 representa uma importante oportunidade de divulgar o trabalho e envolvimento do IFRS – Campus Bento Gonçalves com a comunidade. “Ainda, no caso do projeto específico, será possível ressaltar e apresentar o papel das agroindústrias no município e região. Os estudantes participarão de momentos de integração técnica e cultural”, frisa.

Em encontros periódicos que antecipam a ida à França, a professora conta que está sendo elaborado o material com as informações técnicas e resultados das análises dos rótulos das agroindústrias, bem como apresentações artísticas que representem a cultura do nosso município e região. “Para a participação no evento, a instituição realizou os contatos necessários para formalização e presença e participou das reuniões com a organização do Fórum, fez a seleção interna de estudantes e está disponibilizando um auxílio financeiro que cobrirá parcialmente as despesas de passagem aérea de cada um, de acordo com o que dispunha em orçamento e também considerando os cinco estudantes selecionados. Em função de ser um evento internacional e levando em conta os atuais valores por pessoa para a viagem, o grupo de estudantes ainda depende de mais recursos para conseguir o custeio total das despesas”, expressa.

Os selecionados para a viagem foram a professora Karina Rossini e os estudantes Aluisie Picolotto, Francimara do Nascimento Alves Ferreira, Márcia da Cunha Francisco, Miguel Ângelo Canossa Ceccon e Neiton Bittencourt Perufo. Além da comitiva de Bento Gonçalves, outros 14 Institutos Federais do Brasil, uma instituição Colombiana, uma de Portugal e 15 escolas francesas participarão do evento. “Gostaria de destacar que o evento representa um importante momento de fortalecimento de parcerias entre as 32 instituições dos diferentes países. Ressalto, também, a relevante experiência acadêmica e cultural aos envolvidos, bem como a oportunidade de divulgar o trabalho da nossa instituição e município por meio deste projeto com as agroindústrias”, conclui.

Agroindústria estará presente

A Gallon Sucos, empresa familiar especializada na elaboração de sucos de uva Premium, foi uma das contempladas pelo projeto de avaliação de rótulos, em 2020. “Recebemos como retorno a sugestão de diversas melhorias. Aos poucos, conforme fomos imprimindo novos lotes de rótulos, realizamos as alterações sugeridas”, conta a proprietária Márcia da Cunha Francisco, 41 anos.

Com a avaliação das etiquetas, a agroindústria conseguiu se adequar conforme as leis. “Regulamos a tabela nutricional, os tamanhos e fontes das escritas. Além de acrescentarmos as demais informações que estavam faltado. Hoje nossos rótulos estão de acordo com a legislação vigente”, diz.

Márcia é umas das pessoas selecionadas para ingressar no evento. “É muito gratificante poder participar do Fórum, e ter a oportunidade de estar representando a minha empresa, apresentando os nossos produtos e as melhorias de adequação que foram realizadas. Levar o nome da minha agroindústria e do meu município para as fronteiras, além do Brasil, sem dúvida, é uma responsabilidade muito grande e que vou fazer com muito carinho e respeito”, ressalta. E completa sobre a aguardada viagem. “É vivenciar essa experiência, tendo um olhar mais criterioso para o ambiente externo, suas peculiaridades e inovação dentro do mercado de sucos”, finaliza.

Fotos: Divulgação