Proposta leva livros e informativos para dentro do transporte público

Nem mesmo a chuva impediu que a equipe da Embrapa Uva e Vinho concretizasse a implementação de um novo projeto: disponibilizar materiais informativos de forma gratuita em empresas de transporte coletivo nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Veranópolis, através do “Projeto Cultura no Ônibus”. Na manhã de terça-feira, 20, as empresas Santo Antônio e Monte Belo receberam a comitiva da Empresa de Pesquisa para a entrega oficial dos bolsões e publicações, que são a tônica da iniciativa.

Possivelmente a convivência diária dentro da maior biblioteca brasileira dedicada à viticultura e a vontade de levar e compartilhar esse grande conhecimento com o grande público foram os principais ingredientes para que Rochelle Alvorcem, bibliotecária da Embrapa Uva e Vinho, idealizasse o Projeto. “Minha ideia é estimular o hábito da leitura no meio urbano e rural através da disponibilização de obras que apresentem o trabalho de pesquisa que a Embrapa desenvolve em prol da sociedade brasileira”, comentou. Sua meta é contemplar todos os usuários, mas principalmente os estudantes (ensino médio, técnico e universitário) e produtores rurais que usam o transporte público.

A ideia foi imediatamente aceita e apoiada, tanto pela chefia da unidade, como pelas empresas de transporte convidadas a participar da ação. A chefe adjunta de administração da Embrapa Uva e Vinho, Flávia Luzia Basso, durante a entrega dos bolsões apresentou a empresa, destacando a atuação nos segmentos de maçã, uvas para processamento, uvas de mesa e outras frutas de clima temperado, e elogiou a iniciativa, agradecendo a parceria das empresas de transporte. “Através do Projeto a sociedade terá um outro canal de acesso às publicações técnico-científicas da Embrapa , o que permitirá conhecer mais sobre a importância da empresa e as soluções desenvolvidas”, além de estimular o interesse pela pesquisa agropecuária.

“É um diferencial para os nossos passageiros. Eles terão a oportunidade de adquirir conhecimento, acessar diferentes informações durante a viagem”, destacou Susana Tercila Giordani, diretora Administrativa da Empresa de Transporte Coletivo Santo Antônio, ao receber a equipe da Embrapa. A empresa colocará os bolsões nos veículos que fazem as rotas urbanas de Garibaldi, Veranópolis e Bento Gonçalves, e também nas rotas interdistritais para São Pedro, Santo Antônio, São Miguel e Santo Antoninho.

O apoio dos proprietários da Empresa Monte Belo,Volnira Ferrari Cantoni e Rui José Cantoni, ao Projeto foi imediato ainda na sua apresentação no ano passado. “Queremos levar as informações para o nosso povo que trabalha com a terra, plantando a uva e produzindo o vinho”, destacou ela. Além de colocar o projeto nas linhas que fazem o trajeto do Vale dos Vinhedos e Monte Belo do Sul, também disponibilizarão nos ônibus de turismo contratados especialmente para as excursões, pois acreditam que durante o passeio vai ser um bom momento para leitura.