Iniciativa será apresentada dia 28 de janeiro e contará com palestra virtual de Dado Schneider, professor e doutor em comunicação

A implantação de sistemas de geração de energia solar ganha destaque no cenário nacional, com mais de 300 mil sistemas fotovoltaicos de geração distribuída conectados à rede elétrica do país. Com a alta demanda dos consumidores à geração distribuída solar fotovoltaica, o mercado é visto como uma excelente oportunidade de negócio. Porém, frente à complexidade dos sistemas solares fotovoltaicos – constituídos de componentes elétricos e mecânicos –, a qualificação técnica específica para planejar, instalar e manter os sistemas de energia solar se torna essencial.

Dado Schneider: palestra com o tema “O que eu faço agora?”

Diante desse cenário, a Sicredi Pioneira RS, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou, em setembro de 2019, o Programa de Homologação de Integradores (PHI). A iniciativa consiste em promover a profissionalização de fornecedores e parceiros, com avaliações técnicas de projetos solares executados, orientações sobre gestão e acesso a plataformas de crédito. “Vivemos um momento em que o mercado de energia solar cresce de forma acelerada. Isso pode ser constatado pelo aumento de solicitações de linhas de crédito nas agências do Sicredi, além da quantidade de novas empresas que estão procurando a cooperativa para receber a homologação”, ressalta o gerente de Negócios Estratégicos da cooperativa, Jonas Rauch.

Segundo ele, “em 2017, quando iniciamos esse trabalho na Sicredi Pioneira RS, com objetivo de fortalecer o mercado fotovoltaico, foram mapeadas 15 empresas que atuavam com energia solar. Hoje, são mais de 200”. Considerando o crescimento exponencial que o segmento solar apresenta, as entidades reforçam a importância do planejamento e da qualificação dos profissionais que atuam na área e apresentam para o setor a próxima etapa do projeto.

Programado para 28 de janeiro, com início previsto para as 19h, o lançamento on-line do Programa de Desenvolvimento de Integradores 2021 (PDI) contará com a palestra virtual do professor e doutor em comunicação Dado Schneider. Com o tema “O que eu faço agora?”, o publicitário abordará particularidades sobre negócios, impactos provocados pelas mudanças nas organizações, gestão e competitividade. O webinar será mediado pela gerente de Negócios em Energia Solar da Sicredi Pioneira RS, Júlia Cornelli, pelo professor da UCS e coordenador do II Fórum Estadual de Energia Solar, Tiago Cassol Severo, e pelo gestor de projetos do Sebrae/RS, Aldoir Bolzan de Morais, com transmissão ao vivo no YouTube – canal da Sicredi Pioneira RS.

Sobre o Programa de Desenvolvimento de Integradores

  • Apesar das incertezas causadas pela pandemia em diversos setores, o mercado de energia solar apresentou crescimento de 45% em número de instalações.
  • No primeiro semestre de 2020, o setor gerou mais de 40 mil postos de trabalho em toda a cadeia, elevando a demanda por profissionais capacitados.
  • “O PHI/PDI é um programa único em nosso estado. Ele traz o trabalho sinérgico da Sicredi Pioneira RS, da Universidade de Caxias do Sul e do Sebrae/RS, com o intuito de qualificar o setor de instalação solar, também conhecido como integradores. Esse projeto apresenta inúmeros benefícios ao público interessado em instalar energia solar em seus empreendimentos, uma vez que as empresas integradoras passam por uma avaliação e ingressam em um programa de desenvolvimento”, afirma o professor da UCS, Tiago Cassol Severo.
  • Segundo ele, “uma das ações de qualificação do projeto é o II Fórum Estadual de Energia Solar, que contará com palestras e com um workshop na área de segurança no setor fotovoltaico. Essas atividades contam como horas de apoio ao PHI/PDI, ampliando e atualizando os conhecimentos de integradores no setor de energia solar”, completa o professor da Universidade de Caxias do Sul.
    Já para o gestor de projetos do Sebrae/RS Aldoir Bolzan de Morais, um processo de capacitação contínua nas áreas técnicas e comerciais amplia a competitividade das empresas.
  • “A excelência na gestão e no planejamento estratégico é fundamental para que as empresas se tornem sustentáveis e desenvolvam projetos viáveis de energia solar, diz Aldoir.
  • E completa: “Tanto no Programa de Homologação de Integradores (PHI), quanto no Programa de Desenvolvimento (PDI), o Sebrae/RS desenvolve um trabalho de gestão com os integradores, o que garantirá desempenho e resultados para esses empreendedores”.

Importante

O que: Lançamento do Programa de Desenvolvimento de Integradores 2021 com palestra virtual do professor e doutor em comunicação Dado Schneider. Tema “O que eu faço agora? ”
Quando: 28 de janeiro, com início às 19h
Onde: Transmissão no YouTube – canal da Sicredi Pioneira RS