Ideia é tornar o programa permanente e que os resultados das pesquisas tenham mais relevância social na região.

A Universidade de Caxias do Sul implantou, no primeiro semestre deste ano, o Programa de Concessão de Bolsas a Estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu, mantido com recursos institucionais e vinculado aos 16 cursos de Mestrado e oito de Doutorado.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Juliano Rodrigues Gimenez, explica que, nesse ano, a Universidade de Caxias do Sul, cumprindo com o seu compromisso de fortalecer vínculos com sua região de abrangência, fomentando e disseminando pesquisas que gerem resultados significativos para a sociedade, lançou seu primeiro edital de bolsas para estudos em nível de Mestrado e Doutorado. “Tomando por base os macro desafios regionais identificados, os méritos da pesquisa, do estudante e do orientador, o processo prevê a contemplação de até 15 bolsas para trabalhos que demonstrem que seus resultados trarão um impacto positivo para o desenvolvimento de tópicos de interesse regional”.

Nesse primeiro edital – no segundo semestre, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação deverá publicar novo edital – a comissão de avaliadores, composta por docentes da instituição e de convidados externos, todos pesquisadores de alta qualificação, avaliaram os projetos submetidos e indicaram quatro trabalhos com méritos para receber esse fomento. No primeiro semestre do ano, foram classificados em processo seletivo: Aldenara Moreira Silva, do Mestrado em Administração; Janaína Ribeiro Velho, do Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais; Rafael de Lucena Perini, do Doutorado em Administração e Tiago Antônio Zílio, do Mestrado Profissional em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola.

“Sem dúvida, esse momento é um marco institucional importante, pois os resultados desses trabalhos deverão ser observados, acompanhados e amplamente divulgados, como resultados de interesse à sociedade. A intenção é de que se evidencie de forma mais ampla, a oportunidade que temos de encaminhar soluções de questões importantes por meio da aplicação do método científico em estudos de mestrado e doutorado. O estudante que passa por esse tipo de processo, certamente aprimora suas competências em resolver problemas complexos, e está mais preparado para contribuir com todos os setores da sociedade nos mais diversos e específicos problemas”, comenta o professor Juliano.

Na última terça-feira, dia 17 de julho, os quatro contemplados – juntamente com seus orientadores e coorientadores – foram recebidos pelo reitor Evaldo Kuiava, que comunicou a decisão de tornar este programa de concessão de bolsas de pós-graduação uma ação permanente. “Vamos induzir a pesquisa para que tenha mais relevância social. Estamos nos posicionando melhor nos conceitos na pós-graduação, pois entendemos que a pesquisa e a pós-graduação são a essência de uma Universidade”.

Conheça a pesquisa dos mestrandos e doutorandos contemplados com as bolsas

Mestrado em Administração
Sustentabilidade em Clínicas de Saúde que atuam dentro do Sistema SUS: uma proposta de sistema de medição para gestão otimizada de recursos” é o título da pesquisa da mestranda Aldenara Moreira Silva, orientada pelo professor Dr. Carlos Alberto Costa, no Mestrado em Administração. Segunda ela, o estudo a que se propôs tem como foco “o apoio a gestão de clínicas prestadoras de serviços de saúde, por meio da criação de uma estrutura de indicadores que permitam uma tomada de decisão mais eficiente e eficaz no gerenciamento de recursos, sejam estes, físicos ou financeiros, associados aos processos e serviços prestados. A proposta contempla a compreensão e a modelagem do ambiente de negócio externo à clínica e dos processos internos da mesma. Também prevê o estudo e a modelagem das estruturas de dados utilizadas pelos sistemas de informações associados a esse processo. A possibilidade de unir minha área de graduação, Sistemas de Informação, com o poder da Administração e contribuir de modo inovador com os Serviços de Saúde, que sempre merecem toda a atenção dado sua relevância para a sociedade, me motiva. E sendo esse o cenário da Unidade de Reabilitação e Medicina do Esporte do Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul visualizo aqui uma forma efetiva de contribuição direta”.

Mestrado em Biotecnologia
No Mestrado Profissional em Biotecnologia em Gestão Vitivinícola, Tiago Antônio Zílio, orientado pela professora Dra. Ivanira Falcade, pesquisa sobre “A contribuição do Moscato Branco (e outras uvas moscatéis) na organização do território e na constituição da identidade vitivinícola de Farroupilha: novos desafios”. Conforme sua pesquisa, “tanto a cultura como a produção podem ser referenciadas espacialmente. Determinados produtos são profundamente influenciados por fatores naturais, próprios do seu local de origem, além de fatores humanos, tais como as práticas agrícolas ou as técnicas. O vinho é, provavelmente, o produto da agroindústria que mais desperta interesse e atrai turistas, movimentando a economia das regiões produtoras, também pela sua bagagem sociocultural. A Serra Gaúcha é o espaço brasileiro onde isso fica muito evidente, expressando ainda uma íntima relação cultural dos valores do trabalho e da terra para os imigrantes italianos e descendentes, elementos que participam de sua identidade cultural. O município de Farroupilha é o maior produtor das variedades de uvas moscatéis do Brasil detendo, aproximadamente, 50% da produção brasileira de Moscato Branco 1 (Cadastro Vitícola, 2017) que ficou notabilizado pela produção de vinhos moscatéis. O instituto das Indicações Geográficas evidencia estas particularidades e singularidades, e a correlação entre o lugar e o produto está consignada no registro da Indicação de Procedência Farroupilha (IPFA)”.

A proposta do projeto é “analisar os processos geográficos e socioculturais que levaram ao plantio e permanência da variedade Moscato Branco e outras variedades moscatéis em Farroupilha, bem como os anseios das novas gerações quanto à continuidade das atividades no setor vinícola. Os resultados poderão servir de base a projetos do setor e educacionais às novas gerações, na busca de inovações como a permanência e qualificação de vitivinicultores e uma denominação de origem, o que contribuirá no fortalecimento do setor vitivinícola e no desenvolvimento local, incluindo as atividades do enoturismo”, explica Tiago.

Doutorado em Administração
Rafael De Lucena Perini é doutorando em Administração, orientado pela professora Dra. Ana Cristina Fachinelli Bertolini, com a pesquisa “O papel da Universidade no modelo de sistema de inovação das cinco hélices: uma perspectiva ecossitêmica do desenvolvimento baseado em conhecimento para cidades inteligentes”. Segundo ele, “tendo em vista o avanço do ensino superior na região e no Brasil, torna-se cada vez mais importante identificar papel das universidades no desenvolvimento das regiões em que estão inseridas. Neste sentido, a pesquisa a ser realizada, tem como objetivo analisar e desenvolver um modelo de integração das universidades no contexto do desenvolvimento sustentável, abordando assim a questão da inovação no desenvolvimento regional vinculado ao papel da universidade e a colaboração para a evolução das cidades inteligentes.

O projeto se situa no campo do Desenvolvimento Baseado em Conhecimento e busca avançar no estudo das possibilidades de desenvolvimento das cidades, ancoradas em seus recursos imateriais, revelados por indicadores e informações que vão além dos mais utilizados como o PIB e IDH. A pesquisa irá abordar o papel das universidades neste contexto, utilizando para isto o conceito de Quíntupla Hélice (CARAYANNIS, 2018) que aborda o modelo inicial de relação das Três hélices da Inovação (HETZKOWITZ, 2000), que focam na Universidade, Empresas e Poder Público, sendo acrescentada também a Quádrupla hélice, adicionando o público relacionado a cultura, mídia e a sociedade civil e neste novo modelo é adicionada a Quíntupla Hélice da inovação que insere a perspectiva das questões relacionadas a sustentabilidade ambiental”.

Rafael explica que o “objetivo da pesquisa é desenvolver um modelo de organização integrada e sistêmica das informações das cidades brasileiras a partir das categorias identificadas na Quinta hélice, tendo como base a comparação da cidade de Melbourne, na Austrália, e a cidade de Caxias do Sul, buscando assim fornecer subsídios para que seja possível fomentar a busca por cidades mais inteligentes e sustentáveis.”

Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais
Na linha de pesquisa em Gestão Ambiental, a mestranda Janaína Ribeiro Velho, orientada pelo professor Dr. Juliano Rodrigues Gimenez no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciências Ambientais, trabalha no projeto “Estudos para implantação de pagamento por serviços ambientais nas bacias hidrográficas do município de Caxias do Sul”. Segundo ela, “a demanda por água tratada e de qualidade tem aumentado de forma direta associada ao crescimento populacional. Hoje, as tecnologias para o tratamento de água são suficientes para a remoção dos principais poluentes existentes nos recursos hídricos, porém, é sabido que melhor será a qualidade da água tratada, quanto melhor for a qualidade do recurso hídrico de origem, bem como a sua quantidade disponível”.

Janaína explica que, nesse contexto, a presente pesquisa “terá por objetivo analisar e propor para Caxias do Sul a implementação do instrumento denominado Pagamento por Serviços Ambientais – PSA que, em síntese, trata-se de um reconhecimento da sociedade sobre a importância em preservar os recursos hídricos de forma geral, e em especial aqueles que servem como fonte de captação para fins de tratamento e abastecimento populacional. Alguns municípios brasileiros vêm se destacando por suas políticas de proteção ao meio ambiente, especialmente na preservação dos recursos hídricos, incentivando produtores rurais lindeiros aos mananciais a reduzirem fontes de contaminação da água, por meio do PSA. Observando o cenário de ocupação do solo próximo às represas de Caxias do Sul pretende-se avaliar as áreas de maior vulnerabilidade ambiental no que tange à proteção das Áreas de Preservação Permanente (APP) e dos recursos hídricos. Outro resultado esperado é a definição da ordem de priorização da implantação de PSA nas bacias de captação de água do Município”.

Fonte: Ascom UCS
Foto: Claudia Velho