A evolução do programa Rede Cegonha em Bento Gonçalves foi debatida na quarta-feira, 22 de outubro. A quinta edição do ciclo de capacitações do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) reuniu profissionais ligados diretamente ao projeto. O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

O 6º Ciclo de Capacitações do Numesc reuniu médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais e odontólogos. A abordagem foi direcionada para a análise do trabalho detalhado de pré-natal realizado pela equipe municipal dentro do programa federal Rede Cegonha. Atualmente, 623 gestantes recebem acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde em Bento Gonçalves.

Uma inovação implantada pela atual administração é o teste rápido de gravidez. Dessa forma é possível fazer um acompanhamento mais abrangente das gestantes antes dos primeiros 120 dias de gravidez. O resultado do teste é apresentado em poucos minutos e a paciente já para a lista da Rede Cegonha. “Em um ano, o número de mulheres diagnosticadas antes dos primeiros quatro de gestação aumentou de 84% para 90%. Isso permite que ela receba o tratamento adequado”, avalia a psicóloga do programa Saúde da Mulher, Karina Preisig Paggi. Em 2014, outras duas unidades de saúdes passaram a oferecer o serviço: UBS Santa Helena e UBS São Roque.