A greve dos servidores continua e vem ganhando força. Na última semana, pais e alunos declararam apoio aos educadores e também foram para a rua. Na sexta-feira, dia 22, houve mobilização na 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

O coordenador, Alexandre Misturini, recebeu os manifestantes. “O caminho é o diálogo. A gente apoia o sindicato e sempre serão muito bem-vindos”, diz.

A diretora geral do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Cpers) em Bento Gonçalves, Juçara Fátima Borges estava à frente da mobilização. “Sabemos que temos coisas que têm que ser mudadas no plano de carreira, mas não do jeito que foi. Vamos continuar na luta e em greve até a retirada desse projeto”, afirmou.

Já do lado de fora, com cartazes de indignação e ao som de apitos, os manifestantes cantaram o hino do Estado e disseram que vão continuar firme na luta. O presidente do Grêmio Estudantil Mestre Santa Bárbara, Gabriel Stella, de 18 anos, relatou que os alunos resolveram aderir ao movimento para que os educadores ganhem força. “Esse pacote praticamente extermina com a carreira do magistério. Quando atacam um professor, estão atacando a nós também. Não dá mais para aceitar”, ressaltou.

Com 40 anos de sala de aula, Lúcio João Sausen, professor do Colégio Estadual Dona Isabel, disse que a greve iniciou a partir do momento em que o governador fechou as portas para o diálogo. “Ele está impondo, praticamente, um regime de trabalho escravo. Isso repercute em toda estrutura estadual, em todo funcionalismo. É inadmissível”, observa.

Fala que reverbera na manifestação da merendeira da Escola Luiz Fornasier, Rita Inês de Oliveria, que está em greve junto com os professores pelas mudanças que podem ocorrer na sua carreira também. “Tenho 28 anos de Estado e agora, com essa mudança, voltaria a trabalhar mais sete anos, isso é injusto, porque já tenho 53 anos de idade. É triste, eu sinto em parar, pelos alunos, mas é uma coisa que já deveria ter acontecido”, argumenta.

Fotos: Elisa Kemmer