Na Serra Gaúcha, um produto que cada vez mais desperta o interesse de produtores e consumidores é o cogumelo. O produto será tema de palestras que acontecerão hoje, 2 de junho, a partir das 13h30, no salão de atos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em Bento Gonçalves.

A Emater/RS-Ascar e IFRS são parceiros na realização do evento para atender uma demanda dos produtores e também contemplar um tema que não é abordado nos cursos do Instituto. Os palestrantes serão o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ari Uriartt, e o técnico agrícola e graduando em Agronomia do IFRS, Bruno Felipe Pedron, que é produtor de cogumelos.

As palestras irão abordar assuntos relacionados ao cultivo, manejo, comercialização e tendências de mercado, além de ser uma oportunidade para a troca de experiências e informações entre os participantes. “A produção de cogumelos pode ser mais uma alternativa de diversificação e renda para o pequeno produtor rural. Ela requer um pequeno espaço e demanda algum investimento, já que o cogumelo é cultivado em ambiente protegido, com condições adequadas de temperatura e umidade e cuidados sanitários”, explica o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Neiton Perufo.

O evento é destinado a agricultores, estudantes do IFRS e extensionistas da Emater/RS-Ascar.