Em setembro, foram produzidas oito milhões de peças, aumento de 4,8% em comparação ao mês anterior

O relatório ‘Conjuntura e comércio externo do setor de móveis no Brasil,’ com dados de setembro e outubro, encomendado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e produzido pelo IEMI – Inteligência de Mercado, aponta que a produção de móveis no estado do Rio Grande do Sul foi de oito milhões de peças no mês de setembro de 2019, aumento de 4,8% em relação ao mês anterior.

No acumulado do ano, comparado com o mesmo período de 2018, a produção industrial no Rio Grande do Sul cresceu 2,5%, resultado superior ao registrado na indústria nacional no mesmo período. No acumulado nos últimos 12 meses, a indústria gaúcha cresceu 4,0%, enquanto a indústria nacional registrou retração no mesmo período, de acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Exportações outubro

Em outubro de 2019, as exportações gaúchas avançaram 1,6%, somando US$ 16 milhões. Os três estados da região Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, foram responsáveis por 81,1% dos valores exportados no período. O estado de São Paulo vem logo a seguir, com 13,7% dos valores.

Os países destaque no destino das exportações de móveis do Rio Grande do Sul foram os Estados Unidos em primeiro lugar, com 16,2% dos valores; seguido pelo Uruguai, com 13,9%; e Peru, com 12,4%. Destaque também para o crescimento de 46,9% da Argentina em outubro de 2019 em relação ao mês anterior.

Consumo aparente setembro

Quanto ao consumo aparente de móveis, apenas no Estado o volume foi de 7,2 milhões de peças em setembro, avanço de 5,5% em relação ao consumo que foi registrado no mês anterior. Na variação dos últimos 12 meses houve avanço de 1%.

Fonte: Ascom Movergs