Pelo menos 10 veículos foram furtados ou roubados nos 20 primeiros dias de agosto em Bento Gonçalves, conforme os registros de boletins de ocorrências da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O número já é igual ao registrado em todo o mês de junho, no qual foram registradas mais ocorrências desse tipo em 2016, conforme a Brigada Militar. Em julho, o número havia caído, mas deve fechar agosto em alta.

Em função dos números preocupantes, a busca por alternativas para tentar ao menos se resguardar ao entrar para as estatísticas cresceu. Uma delas é a contratação de seguro de veículo. Para esses casos, o cliente deve optar pela cobertura de seguro total, já que as apólices contra terceiros cobrem apenas danos materiais e corporais.

De acordo com a corretora de seguros da Vitta Giusta, Jordana Fronza, houve um aumento de cerca de 10% ao mês, desde junho, na busca por novas contratações de apólices, mesmo com a crise financeira assustando muita gente. “Apesar de as pessoas não poderem gastar tanto, elas têm optado por resguardar seus bens”, afirma.

Para Jordana, o número do crescimento na procura é significativo. “Apenas manter as renovações já é um sinal importante. Em épocas que a economia estava melhor, não houve esse aumento”, apontou.

O crescimento dos roubos também tem sido percebido na seguradora. “Antes, passava algum tempo até um cliente ser vítima. Agora, só essa semana, já tivemos um caso”, explica. O aumento também foi sentido nas apólices de seguro de residências.

Segundo Jordana, a empresa percebeu que, no último ano, muitas pessoas também optaram por renovar seus seguros, e não apenas contratar novos. “Elas entendem que ficar sem a apólice pode representar mais um problema, ao invés de uma solução”, alertou.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 20 de agosto