O aplicativo Menor Preço, da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) é utilizado por grande parte da população para pesquisa de centenas de produtos de diversos segmentos. Com base nisso, o Procon tem divulgado sobre a importância do aplicativo, principalmente neste período de pandemia. O APP é desenvolvido pela Receita Estadual do Rio Grande do Sul, integrado ao Programa Nota Fiscal Gaúcha.     

O Coordenador do Procon de Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, destaca a relevância do aplicativo para uma pesquisa mais aprofundada e segura referente aos preços. “Entendo que tal aplicativo só vem a agregar aos consumidores com a possibilidade de optar pelos melhores preços na região, no que prevê o Código de Defesa do Consumidor, que dentre os direitos básicos do consumidor encontra-se o direito a informação adequada sobre preços, tributos preços e opções”, destaca.    

Sobre o aplicativo  

O aplicativo permite ao usuário pesquisar o menor preço de um produto em mais de 200 mil estabelecimentos que participam do Programa Nota Fiscal Gaúcha. Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), os preços são atualizados em tempo real, ou seja, assim que a nota fiscal é emitida, o valor do produto é carregado para o Menor Preço.  

O consumidor tem no aplicativo a opção de pesquisar preços de produtos e combustíveis. Na opção produtos, o aplicativo teve o acréscimo da opção Prevenção Covid-19, que permite a pesquisa de preços de álcool em gel, água sanitária, máscaras e luvas.

Para a utilização de todas as funcionalidades do aplicativo é necessário realizar o cadastramento gratuito no Programa Nota Fiscal Gaúcha, no site https://nfg.sefaz.rs.gov.br. Após a realização do cadastro, basta o consumidor baixar o aplicativo em seu celular pela Play Store, disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura