O Procon Municipal constatou o crescimento acentuado de reclamações de aposentados e pensionistas que se sentiram prejudicados com cobranças indevidas na folha de pagamento do INSS.

Descontos mensais de aproximadamente R$30, estão sendo descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. De acordo com o Procon, esse valor refere-se ao pagamento para Sindicatos de Aposentados e Pensionistas, o que tem elevado o número de reclamações, a nível nacional e inclusive municipal.

“Esses aposentados e pensionistas alegam não ter assinado nenhum tipo de contrato ou autorizado à referida cobrança. O desconto, que não aparece na cópia do contracheque, só é apontado para quem procura o extrato de pagamento no site da Previdência Social”, explica a coordenadora do Procon, Karen Battaglia.

O Procon está atuando junto aos consumidores, entrando em contato com a instituição para que seja cancelada e devolvida toda a contribuição indevida já realizada.

Orientações aos aposentados:
– Jamais entregue seu cartão ou a senha do banco a terceiros, nem mesmo para parentes e amigos.
-Em caso de perda de documentos, a pessoa deve fazer um boletim de ocorrência.
– Se houver interesse em obter empréstimo consignado não devem procurar intermediários e sim as agências bancárias
– Nunca passar dados de seu benefício por telefone.
– Importante ler todos os detalhes da contratação do empréstimo na íntegra antes de assinar.
– Se constatarem cobranças indevidas na folha de pagamento do INSS devem procurar o Procon Municipal para fazer a reclamação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social