A lida com produtos químicos requer conhecimentos especiais para manter os riscos afastados e a segurança dos trabalhadores em dia – assim como os procedimentos corretos a serem adotados em caso de acidente. Qualificar ainda mais os profissionais que trabalham com essa função é o foco do curso Segurança e Manuseio de Produtos Químicos, que a Fundação Proamb promove no dia 6 de julho, às 13h30min.

O treinamento, no Dall’Onder Grande Hotel, inclui um capítulo essencial para estimular esse propósito: conhecer os efeitos dos produtos químicos sobre a saúde humana. “O cuidado deve ser sempre com a segurança dos funcionários, mantendo o respeito à legislação vigente”, ensina a ministrante do curso, a química Eliane Daltoe.

Para a eficácia dessa proteção, é necessário atentar para outros aspectos que serão abordados durante o curso. O manuseio correto dos produtos químicos, os equipamentos necessários para proteção individual (EPIs) e as embalagens adequadas são alguns deles, assim como a armazenagem e o transporte dessas substâncias e a contenção em caso de derramamento. “As consequências em relação ao manuseio inadequado podem acarretar em acidentes desastrosos tanto para funcionários, quanto para o patrimônio e o meio ambiente”, alerta Eliane, que tem experiência de mais de 20 anos na indústria química, com passagens por empresas como Petrobras, Braskem, Ipiranga e Rhodia.

Estar preparado para manusear produtos químicos – ou contornar uma situação de risco – requer conhecimento e treinamento. O uso de EPIs, de acordo com a classificação química de cada elemento manuseado, é substancial, assim como a ciência sobre a classificação de cada produto, no caso de uma contenção de vazamento. “A contenção se baseia na classificação do produto através de um número estabelecido pela Organização das Nações Unidas. Para cada elemento, existe particularidades específicas que, na maioria das vezes, se não houver treinamento interno por pessoas habilitadas, deve-se contatar o fabricante”, orienta Eliane.

Serviço

O que: curso Segurança e Manuseio de Produtos Químicos

Quando: dia 6 de julho, das 13h30 às 17h30

Onde: Dall’Onder Grande Hotel (Herny Hugo Dreher, 197), em Bento Gonçalves

Quanto: clientes Proamb, R$ 300 – público em geral, R$ 330

Inscrições: até 3 de julho, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3055.8703

 

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Proamb