Depois de nove longas rodadas, o primeiro GreNal do ano vai ocorrer neste domingo, 25. Um dos maiores clássicos do futebol brasileiro acontecerá no Beira-Rio às 18h. O GreNal 441 é válido pela 10ª rodada do Campeonato Gaúcho. Internacional e Grêmio chegam para a partida colados na tabela do estadual, com apenas dois pontos de diferença.

O Inter é o líder do Gauchão com 22 pontos somados. Dos nove jogos que disputou até agora, o Colorado só perdeu uma vez, empatou outra e venceu sete partidas. Na última rodada, venceu o Novo Hamburgo por 3 a 1, jogando fora de casa.

Do outro lado da cidade, o Grêmio vem de uma goleada de 6 a 2 em cima do Santa Cruz. O Imortal Tricolor é o vice-líder do Campeonato Gaúcho com 20 pontos e tem um retrospecto de seis vitórias, dois empates e uma derrota.

O Grêmio encontrará um clima hostil vindo das arquibancadas. Isso é devido ao fato da torcida Colorada ter esgotado todos os ingressos das áreas livres e locadas do estádio.
Retrospecto do confronto

O GreNal aconteceu 18 vezes desde 2020, com cinco vitórias do Internacional, nove do Grêmio e quatro empates. Foram 13 gols marcados pelo Internacional e 21 pelo Grêmio. No encontro mais recente, os colorados levaram a melhor: 3 a 2, em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Valencia, Wanderson e Alan Patrick fizeram os gols do Inter. João Pedro e Luís Suárez descontaram para o Grêmio.

Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 440 vezes, com 161 vitórias do Inter contra 141 do Grêmio, além de 138 empates. O Colorado já balançou as redes 599 vezes, enquanto o Imortal fez 573 gols.
Vale destacar que existem dois GreNais 435: o que não aconteceu, após o atentado ao ônibus gremista, que adiou o confronto marcado pelo Gauchão de 2022, e o jogo de número 435, vencido por 1 a 0 pelos colorados.

Levando em conta apenas os duelos pelo Brasileirão, a vantagem é gremista: 24 vitórias, 17 empates e 22 triunfos do Colorado. Somados, os dois rivais têm cinco títulos brasileiros na história – três do Inter, dois do Grêmio.

A Arena já recebeu o clássico 23 vezes, com 10 vitórias, sendo uma nos pênaltis, do Tricolor, contra apenas duas do Inter, além de 11 empates.
No Estádio Olímpico, aconteceram 123 jogos. Foram 41 vitórias dos donos da casa contra 34 dos visitantes, além de 48 empates.
No Beira-Rio, são 48 vitórias do Colorado, 43 empates e 33 triunfos do Tricolor na história dos GreNais.